Como o cloro contribui para a purificação da água

14 de janeiro de 2020 0 Por Jornalista e Redator Paula Santana

Todo o processamento de tratamento de água destina-se a um único propósito, remover da água qualquer tipo de contaminação, evitando dessa maneira a transmissão de doenças. Para que isto ocorra, são adicionados à água que bebemos produtos capazes de coarctar estes contaminantes.


Estes produtos são usados em estações de tratamento, piscinas e tanques. Um desses produtos, o ozono, é empregado devido a sua atuação oxidante no tratamento da água, uma vez que sua atuação é mais ágil.


Porém afinal de contas, o tratamento de água com ozono é uma coisa novo? E como funciona o tratamento da água com este composto?


No momento em que o ozono começou a ser empregado?


De forma maior parte, o ozono começou a ser empregado para desinfecção de água em 1886 e em 1891, testes pilotos já eram realizados.


A primeira instalação industrial de ozono foi em 1893, em Oudshoorm, na Holanda, para desinfecção na época de tratamento de água de entrega da município.


Com o mudar dos anos, o algarismo de estações de tratamento de água usando o ozono aumentou. Em 1914, haviam ao menos 49 estações na Europa que utilizavam ozono como anti-séptico. Em 1936, este algarismo cresceu para 100 na França e 140 em redor do mundo.


Podemos verificar que a aplicação do ozono para o tratamento de água não é tão atual dessa maneira, ou seja, passou-se um século a partir de sua primeira aplicação.


Ele não é largamente em ofício do seu alto esforço, especificamente no momento em que comparado ao cloro.


Visto que usar o ozono?


Porém, em 1975, descobriu-se que os compostos organoclorados (subprodutos das reações do cloro com assunto orgânica) são cancerígenos e de modo consequente, o cloro começou a ter sua aplicação cada vez mais limitada.


Isto se precisa ao feito de que os organoclorados contem alto potencialidade de formação de trihalometanos (THM), fabricados frequentemente na ciclo de pré-oxidação da água bruta com cloro, antes do processamento físico-químico de tratamento de água.


Essa descoberta tirou com que o ozono ressurgisse como uma das principais opção na substituição do cloro, ficando na retomada do progresso das aplicações de ozono e especialmente dos sistemas de geração de ozono.


Equipamento empregado para alimentar a água com ozono


Um pesquisa divulgado em 2001 por Velano e colaboradores evidência que a diferença do ozono dos demais agentes desinfetantes é a forma como acontece a exterminação dos micro-organismos.

Ele é capaz de debandar a taipa telefone celular de bactérias e fungos, inativando estes microrganismos e impedindo que possam provocar danos à saúde.

Sendo que o cloro, por exemplo, age por espalhamento por meio da taipa telefone celular, para em seguida praticar no interior da célula em generalidades como enzimas, proteínas, ÁCIDO DESOXIRRIBONUCLEICO e RNA.


Aplicações do Ozono


Sua aplicabilidade acontece em vários segmentos do tratamento de água e em centrais de entrega hídrico das cidades, como:


Uso de água em aposento e na aquicultura ( obra de peixes),
Processos de branqueamento;


Água mineral (enxague de desinfecção de reatores, tanques, garrafas);


Tratamento de lixívia, chorume; efluente de indústria têxtil;


Processos de reunião ;


Branqueamento de matérias primas e produtos, enferrujamento de gases;


Desinfecção de água fresco água de processamento e água de esfriamento ;


Desinfecção, descoloração, desodorização e desintoxicação de efluentes e beneficiação da biodegradabilidade;


Desinfetar a água usada na indústria farmacêutica;
Dentre mais.

Vantagens do Tratamento da Água com Ozono.


Ele também vem sendo empregado para a desinfecção de material, como galões de água e na água para desinfecção por meio da enferrujamento de compostos orgânicos e inorgânicos.


Ele pode ser empregado similarmente em alimentos, como peixes e hortaliças, por pleito da personalidade do ozono em diminuir cheiro, coloração e até gosto.


O ozono vem sendo empregado similarmente para alimentar águas de piscinas, no tratamento de águas residuais (substituindo dessa maneira o cloro) e águas subterrâneas, que várias vezes contem altos graus de ferro e o ozono age na antecipação de metais e metais pesados.


Outra aplicabilidade do ozono é para a limpeza do zuarte que vem sendo usada pela marca Feranda do Rio de Janeiro, marca referência em zuarte no país. De acordo com Alessandra Tribuna, diretor da empresa:


A técnica é realizada pela equipamento de ozono sui generis para a atuação, que promove a limpeza do índigo à seco ou aplica o animação na água para deixar o zuarte no ponto indicado pela estilista. Ao final, não apenas são economizados milhares de litros de água ( cerca de 85%) e produtos químicos, como o tempo de vida benéfico das peças é retocado, uma vez que, sem o conflito com a água, o erosão do fazenda é menor.


Outro pesquisa produzido baseia-se no tratamento da água contaminada pela garimpo de hulha em Criciúma e região. O projeto procura alimentar a água contaminada pela garimpo usando o ozono por meio da injeção de ozono na água, para enferrujamento química dos metais existentes.

Saiba Mais: Qual o papel do cloro no tratamento e purificação da água


E em tratamento convencionais realizados em Estações de Tratamento de Água (ETA), também não é empregado o ozono ( no entanto, pesquisas apontam para a uso do ozono nesses tratamentos) para dispensar compostos que provocam disfunções endócrinas, como os pesticidas e hormônios.


O ozono pleito danos à saúde?


A dúvida que fazemos é “ Como o ozono presente na troposfera e no ar de ambientes internos pleito danos à saúde, por que ele é empregado como anti-séptico na água, alimentos e itens?”


Isto se precisa ao feito de que o ozono decompõe-se depressa na água, no qual ao debandar a taipa telefone celular de um agárico ou bacilo, ele irá acarretar o gás e outra elemento, dependendo da assunto que ele interagiu antes da reação iniciar.


Dessa forma, ele não gera qualquer produto que possa provocar devastação à saúde no momento em que empregado para estes propósitos.
Ainda que o ozono seja um produto caro, vimos que sua aplicação é extensa, indo a partir de tratamentos de água a limpeza de zuarte e que seus vantagens e benefícios são maiores que o do cloro.


Não obstante, precisam ser realizados mais pesquisas para atestar suas funcionalidades, para que dessa maneira se pense em reestruturar nossas ETAs, procurando constantemente eficiência e qualidade de vida à indivíduos.

FONTE: https://www.r7.com