Make Up Your Styles

por Dani Zaccai

Guia de Viagens: São Francisco – Dia 2 (Alcatraz, Ferry Building Marketplace, Pier 39, Fisherman’s Wharf e Ghirardelli Square)

Guia de Viagens

Nosso segundo dia em São Francisco começou com nosso passeio à Ilha de Alcatraz, conhecida pela prisão que abrigou os piores criminosos nos anos 30, e que, antes disso, foi uma base militar do governo americano. A prisão da ilha, localizada há apenas alguns quilômetros da cidade na Baía de São Francisco, foi desativada nos anos 60, um ano após a única fuga ter acontecido. O passeio deve ser comprado com antecedência (de preferência um mês antes), e dá direito à balsa que te leva até a ilha, e que sai do Píer 33.

sf-pier33

A ida de balsa leva alguns minutos e a vista é linda, principalmente quando vai chegando mais perto da ilha e a Golden Gate Bridge está atrás. No caminho de ida, ainda tivemos a sorte de ver alguns golfinhos brincando no mar (pena que não consegui fotografar).

sf-vista-barco

Chegando na ilha, a única parada obrigatória que temos é ouvir a instrução de um dos guardas do parque (a ilha é um parque nacional!), que espera todos saírem da balsa para começar a falar. Também compramos um mapinha com informações, que custa U$1.

sf-entrada-alcatraz

Depois de ouvir o guarda, seguimos para o Theater, onde passa um documentário sobre a ilha elaborado pelo Discovery Channel. Achei bem legal porque deu uma contextualizada na história antes de chegarmos ao prédio da prisão, que fica no topo da ilha. A subida não é longa e tem uma vista bem linda, mas se você não conseguir subir a pé por qualquer motivo, o parque disponibiliza um tremzinho que sobe e desce de tempos em tempos!

sf-alcatraz-1

É no prédio principal da prisão, chamado de Main Prison, que você pode pegar o áudio tour, onde escuta a narração da história pelos próprios presos da ilha (versão em inglês!). O áudio vai te guiando pelo prédio e te leva para os pontos onde atos históricos aconteceram, muito interessante.

sf-alcatraz-2

No meio do tour, saímos para a parte de fora bem no topo, onde está o antigo farol da ilha com uma vista linda para São Francisco. O final do tour é, obviamente, numa lojinha. No dia que fomos, um dos antigos prisioneiros da ilha estava autografando livros sobre a sua história.

sf-alcatraz-3

Descendo para pegar a balsa de volta (não tem um horário especifico de volta, você pode ficar o tempo que quiser, desde que se atente ao horário da última balsa, óbvio!), paramos para conhecer os jardins da ilha que é mantido por voluntárias e é bem bonito.

sf-alcatraz-4

Assim que voltamos para São Francisco, seguimos a pé para o Ferry Building Marketplace, um prédio que funcionava como terminal e era considerado o segundo mais movimentado do mundo. Hoje é um mercado grande, estilo o Chelsea Market aqui de Nova York. O passeio é bem legal, e eu aconselho conhecer a Stonehouse California Olive Oil, uma loja especializada em azeites, que é incrível.

sf-ferry-building-marketplace

De lá, pegamos um taxi até o Pier 39 (podíamos ter ido a pé, são 25 minutos a pé), o píer mais famoso de São Francisco. Tire um tempo para passear por lá, conhecer algumas lojas como a Chocolate Heaven e a Lefty’s, uma loja especificas para canhotos.

sf-pier39

O aquário de SF também fica ali, mas acabamos não visitando desta vez. Almoçamos no Louis, um restaurante italiano e de frutos do mar no Pier 39, com vista para a baía (onde estão os leões marinhos!), comida boa e preço justo.

sf-pier39-louis

Depois do almoço, descemos para ver os Leões marinhos mais de perto. Eles chegaram ao Pier 39 de SF, logo após o terremoto de 1989 e desde então escolheram ficar por lá. Eles fazem bastante barulho, e é divertido vê-los interagindo uns com os outros, brincando, brigando e caindo na água.

sf-pier39-leoes

De lá, seguimos andando até o Fisherman’s Wharf, região onde os pescadores italianos emigrados se instalaram. Desde então, é lá a principal base da frota pesqueira de São Francisco, cheio de barcos pesqueiros, peixarias e restaurantes de frutos do mar.

sf-fishermans

Mesmo tendo almoçado no Loius do Pier 39, o Dan queria muito comer no In-N-Out, rede fast food ultra conhecida da Califórnia, que quem conhece ama (eu não como carne, então não posso opinar!). Esse é o único endereço dentro da cidade, no 333 Jeferson Street, pertíssimo do Fisherman’s Wharf.

sf-in-n-out

Andando mais um pouco, chegamos à Ghirardelli Square, a antiga fábrica da famosa marca de chocolates, que hoje virou uma grande praça com lojas fofas. Entramos na loja, belíssima, da Ghirardelli, e em outra chamada YAP, com itens para nossos pets, super linda (e cara).

sf-ghirardelli

Terminamos o dia na Union Square, passeando um pouco. Já falei sobre a Union Square no primeiro post sobre São Francisco– se quiser saber mais, é só clicar no link! Amanhã tem post com o nosso terceiro e último dia em São Francisco.

 



Comentários

O Make Up Your Styles usa o sistema Disqus para os comentários do blog. Para participar, você deve criar uma conta ou fazer o login via redes sociais, clicando aqui.