Como as casas funerárias preparam o corpo do falecido?

29 de abril de 2021 0 Por Jornalista e Redator Paula Santana

É perfeitamente normal ter dúvidas sobre o que acontecerá com o próximo, como: como os corpos são preparados para os funerais? Também é benéfico compreender as opções disponíveis para você quando chegar a hora de decidir sobre o local de descanso final do seu ente querido e como gostaria que ele fosse lembrado.

Elaboramos um guia de como as casas funerárias preparam os corpos para responder às suas perguntas.

Preparando o falecido para o funeral

Após a morte, o corpo é transportado primeiro para a casa funerária escolhida pela família. A seguir, o agente funerário discutirá como você gostaria que seu ente querido fosse preparado para garantir que seus desejos sejam atendidos. Sinta-se à vontade para falar com o seu agente funerário a qualquer momento após a morte para discutir este processo.

Independentemente de você estar planejando ter um funeral de caixão aberto ou fechado, sepultamento, cremação ou outro, a primeira etapa na preparação de um cadáver é banhá-lo e desinfetá-lo. Isso é feito por razões de saúde e segurança e por respeito ao falecido. As próximas etapas de preparação dependerão das decisões da família ou amigos responsáveis ​​pela organização do serviço.

Fonte: Reprodução: Pinterest

Embalsamando o falecido

Normalmente, a próxima etapa envolve preparar e embalsamar o corpo. Se você pretende cremar os restos mortais do falecido, o corpo será vestido e colocado na geladeira mortuária até a cremação. Às vezes, o corpo é embalsamado para que possa ser transportado para um estado diferente para ficar mais perto da família.

O embalsamamento é um processo que preserva temporariamente o corpo para retardar as mudanças degenerativas que se instalam imediatamente após a morte. O processo envolve a remoção do sangue do falecido e sua substituição por um fluido de embalsamamento. Isso é feito por vários motivos, incluindo:

  • Permitindo que o corpo seja visto em um funeral de caixão aberto
  • Preservando o corpo para transporte em longas distâncias
  • Dando aos amigos e familiares mais tempo para organizar o funeral

No caso de morte traumática ou acidente, doação de órgãos, o corpo pode exigir serviços especiais de restauração antes do embalsamamento. Assim que este serviço de preparação for concluído e seu método de disposição escolhido, a próxima etapa é vestir o falecido.

Apesar do fato de que quase todos precisarão dos serviços do “ofício sombrio” em algum momento de suas vidas, as funções específicas dos agentes funerários muitas vezes permanecem envoltas em mistério. 

Como vestir um ente querido falecido para um funeral

A escolha de roupas de caixão ou lembranças para seu ente querido dependerá de sua escolha de sepultamento e crenças religiosas. Algumas famílias escolhem roupas para os falecidos com base nos itens existentes que gostavam de usar. Outros optam por comprar roupas novas por respeito.

Fonte: Reprodução: Pinterest

Se quiser deixar lembranças pessoais ou joias com o falecido, como alianças, óculos, gravatas, relógios, etc., eles podem ser devolvidos a você após o funeral, se desejar. Caso contrário, você pode optar por deixá-los no caixão.

O agente funerário pode ajudar a orientá-lo sobre como vestir a pessoa amada, bem como quaisquer toques pessoais que você gostaria de fazer.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Funer%C3%A1ria