5 etapas para fazer vídeos de transmissão ao vivo que promovam sua marca de varejo

11 de fevereiro de 2021 0 Por Jornalista e Redator Paula Santana

Os vídeos ao vivo fornecem à sua marca de varejo uma oportunidade inestimável de exibir seu lado humano e se relacionar com os clientes, de uma forma que permite retratar e promover suas mensagens de maneiras que nenhum outro meio se compara.

Poucas ferramentas de marketingse houver alguma, têm o poder de conectar você com seus clientes da mesma forma que a transmissão ao vivo. Eles fazem sua marca de varejo parecer acessível e autêntica, e é provavelmente por isso que são um sucesso tão absurdo.

Mas o vídeo ao vivo não é apenas humanizar sua marca ou atrair um público mais jovem, é também construir confiança em sua marca e seus produtos!

Por meio de interações diretas e sinceras, os espectadores podem tirar suas dúvidas sobre você e ouvir sua mensagem em um ambiente mais casual. Em termos de e-commerce, é provavelmente o mais perto que eles podem chegar de se aproximar de um local e falar com um varejista.

Dito isso, empresas de vídeo experientes seriam as primeiras a dizer que criar um vídeo de transmissão ao vivo eficaz não é tão fácil quanto pode parecer. Por trás de sua fachada espontânea, há muitos preparativos e considerações que você não pode perder.

E você não vai! Hoje, abordarei alguns aspectos essenciais da produção de uma transmissão ao vivo que o ajude a se relacionar com seus clientes e a impulsionar suas vendas. Devemos?

Fonte: Reprodução: Pinterest

Planejando uma transmissão

Espontâneo” não é igual a “despreparado

Seu vídeo deve ser o mais natural possível, uma conversa improvisada. Mas isso não significa que você deve começar a transmitir sem um plano. Para evitar silêncios desconfortáveis, você deve considerar o objetivo de seu stream e as informações que deseja transmitir.

Pense no que você deseja alcançar do ponto de vista de marketing. Talvez você esteja tentando promover o lançamento de um novo produto, ou apenas mostrar sua expertise em um determinado assunto ligado à sua marca. Seja qual for o objetivo, a coesão do conteúdo dependerá de você ter um conhecimento sólido dele.

Em segundo lugar, como em qualquer campanha, seu público-alvo é um fator decisivo. Experimente e escolha o canal em que eles se envolvem mais com sua marca de varejo. Além disso, leve em consideração o dia e a hora em que eles provavelmente estarão disponíveis para sua transmissão. Fique longe de transmissões quando todos estiverem no trabalho ou na aula. Felizmente, a maioria das plataformas mostra métricas sobre os dias em que seu perfil recebe mais visitas, por isso não deve ser um problema.

Antes de entrar no ar

Imagine que você está executando um fluxo perfeito. Todo mundo está interagindo, os espectadores não conseguem tirar os olhos da tela … e então ela corta no meio do caminho. Ou o áudio começa a ficar instável e indecifrável. Para evitar tais catástrofes, certifique-se de que sua configuração tenha sido testada antes da transmissão e que tudo esteja em ordem. Tenha baterias completas (e backups) para o seu equipamento sem fio e uma conexão de Internet estável capaz de lidar com um fluxo contínuo.   

E já que estamos falando sobre aspectos técnicos, aqui estão alguns que você não pode negligenciar:

Iluminação decente. Uma escolha simples é escolher um local com luz natural forte, como perto de uma janela. Caso contrário, certifique-se de ter algumas luzes brancas apontando em sua direção.

Sobre o som, a ideia é ter um segundo microfone de qualidade captando seu feed. No entanto, muitos não podem pagar por isso. Portanto, tente transmitir de um local silencioso, sem ruídos externos que possam prejudicar seu áudio.

Por último, preste atenção ao seu conjunto também. Deve ser simples e interessante, mas fique longe de fundos confusos ou confusos. Os olhos e a atenção dos espectadores devem estar organicamente em você.

Executar a seco quantas vezes você precisar

Falar na frente de uma câmera pode ser uma tarefa difícil para alguns, mas não é o fim do mundo! Se você está se sentindo um pouco tímido com as câmeras (isso acontece com os melhores de nós!), tente gravar um ensaio da transmissão real e apontar o que você precisa melhorar. Será um longo caminho para ajudá-lo a soar mais tranquilo e confiante na câmera, mesmo quando estiver improvisando.

A propósito, certifique-se de olhar diretamente para as lentes: a interação perfeita é uma das principais diferenças entre os vídeos ao vivo e outros tipos de conteúdo.

Além disso, durante o funcionamento a seco, simule situações hipotéticas que podem surgir durante a fase de streaming. Pense nos comentários e perguntas que seu público poderia ter e pratique as respostas possíveis. Tente abordar os pontos problemáticos da mesma forma que um vídeo explicativo faria, usando a narrativa para transmitir as informações. Finja dar as boas-vindas a mais espectadores e reintroduza o tópico para eles na metade. Afinal, seu stream não será um monólogo, mas uma conversa, e você deve estar profundamente ciente disso desde o início.

Promoção com antecedência

Promover sua transmissão de antemão é a chave para seu sucesso.

Tente anunciar pelo menos duas vezes: cerca de uma semana antes da transmissão e uma vez mais cedo no mesmo dia. Uma excelente maneira de atrair espectadores é anunciar que a transmissão terá oportunidades cronometradas, como descontos ou antevisão do produtoDeixe seu público saber que você fornecerá a eles conteúdo exclusivo que eles não poderão obter em nenhum outro lugar.

Outra ótima estratégia é pedir ao seu público para deixar perguntas ou sugestões de tópicos antes do stream. Dessa forma, você não apenas estará promovendo seu próximo stream, mas também terá seu público engajado de antemão e isso lhe dará a chance de preparar melhor seu conteúdo.

Por último, mas não menos importante, promova o vídeo em todas as suas redes, mesmo que seu stream seja apenas em uma delas. Uma nova abordagem é mostrar um pouco dos bastidores antes da filmagem e incluir links para onde o vídeo será exibido.

Branding em transmissões ao vivo

Deixe seu público saber que seu negócio de varejo é único.

Felizmente, muitas plataformas oferecem a opção de personalizar o fluxo adicionando logotipos e alterando o esquema de cores. Mas, além disso, o apresentador de vídeo, as palavras, o fundo, a composição – tudo deve corresponder ao estilo único da sua marca.

Vídeos ao vivo são uma prática cada vez mais popular, e você deseja que seus clientes diferenciem os seus de outros conteúdos semelhantes que assistem.

Chamadas para ações em vídeos ao vivo

Há uma diferença crítica entre o conteúdo de vídeo de qualidade e um vídeo de qualidade que realmente afeta seus resultados financeiros, e essa diferença é definida pela qualidade de seus CTAs, ou a falta dela.

O básico dos CTAs de vídeo é levar os espectadores a comentar, dar feedback, ativar notificações e compartilhar. Mas você também pode aproveitar esta oportunidade de interação próxima com seu público para aumentar o envolvimento.

Incentive os espectadores a participar ativamente e levar em consideração suas intervenções. Por exemplo, você pode incentivá-los a votar em qual produto eles gostariam de ver apresentado ou comentado em vídeos futuros. Ou convide-os a participar de uma pesquisa para moldar aspectos de seu negócio ou processo de criação de conteúdo.

Por último, SEMPRE inclua os links apropriados em seus streams, direcionando as pessoas para onde você deseja que elas estejam.

Fonte: Reprodução: Pinterest

Empacotando

Os vídeos ao vivo vieram para ficar. Não há duas maneiras de fazer isso.

Eles dão à sua marca de varejo uma oportunidade inestimável de exibir seu lado humano e se relacionar com os clientes; uma oportunidade que você deve aproveitar para retratar e promover sua mensagem de uma forma que nenhum outro meio se compara.

Aproveite ao máximo o streaming seguindo os conselhos que cobrimos hoje! Delineie a mensagem que deseja transmitir e pratique-a tanto quanto você precisa. Otimize seus resultados, combinando-os com a promoção e CTAs certos. Em seguida, comece a interagir e se conectar genuinamente com seus clientes.

Eu prometo que você não ficará desapontado com os resultados.

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Streaming_media