Make Up Your Styles

por Dani Zaccai

Diário de uma Noiva: Casquete, Voilette e Fascinator

Diário de uma Noiva

Você sabe a diferença entre Casquete, Voilette e Fascinator?  Neste post vou contar um pouco a diferença de cada um, e dar algumas dicas de como usar no grande dia! Muito usado na Europa, estes itens tem aparecido com mais frequência nos casamentos brasileiros!:)

Casquete

O Casquete é um pequeno chapéu sem abas, normalmente adornado por plumas, laços e/ou tule, e  é um acessório antigo, que teve origem na década de 20, e foi sucesso até a década de 40. Estruturado, o acessório é normalmente usado, em noivas, na lateral da cabeça,  junto com um Voilette.

Voilette

O Voilette é um véu curtinho que cobre parte ou todo o rosto da mulher. Este acessório francês nasceu para ser usado como proteção contra o sol e a poeira entre 1910 e 1940, e antigamente era um adereço restrito ao dia, mas hoje em dia não existe horário para usá-lo.

Geralmente, é usado como um mini véu acoplado ao acessório escolhido pela noiva. Como disse acima, é muito comum o uso do Voilette em conjunto com o Casquete.

Fascinator

A palavra fascinator,até a década de 70, referia-se a uma faixa que cobria a cabeça (estilo um lenço); de volta, no início do século 21, seu significado mudou, e hoje os Fascinators são acessórios decorativos e geralmente utilizam penas, plumas e pedrarias como o material de base para a confecção. O grande diferencial dele para o casquete é que ele é mais espalhafatoso e elaborado que o casquete. O mais famoso dos fascinators foi usado por Sarah Jéssica Parker, no casamento da personagem Carrie de Sex and the City, no primeiro filme que leva o nome da série.

Em geral, as noivas brasileiras que usam fascinator têm um perfil mais contemporâneo e antenado, menos clássicas. São muito usados em conjunto com um voillete também.

Para um ar retrô!



Comentários

O Make Up Your Styles usa o sistema Disqus para os comentários do blog. Para participar, você deve criar uma conta ou fazer o login via redes sociais, clicando aqui.

  • Jacqueline Leite de Vasconcelos Franco

    Dani os posts estão ótimos! Esse então, ficou incrível!!!
    Muito informativo. Aprendi coisas que não sabia e que dificilmente ia ter a iniciativa de ir procurar sobre.
    É legal pq muitas vezes as noivas procuram por algo diferente e nem sabem por onde começar…e vc mostrando essas opções, fica mto interessante 😉
    Parabens

    Beijao

  • Dani Zaccai

    Jacque, que querida você!! amei esse seu comentário! <3
    Adoooooro todos os seus! 😉

    beijos!!!!

  • Jacqueline Leite de Vasconcelos Franco

    hahaha que bom que bom! <3

  • Jacqueline Leite de Vasconcelos Franco

    Eu tenho uma coisa pra te perguntar…de noiva pra noiva mesmo rs
    OQ vc acha desse negócio de gravata em festas de casamento? E como vai ser no seu? Como normalmente é nos casamentos judaicos?

    Beijo

  • Dani Zaccai

    Oi Jacque!! Adoooro esses papos de noivas!!
    Gravatas você diz cor, modelos, cores iguais ou diferentes? Ou passar a gravata do noivo para cortar e dar $?
    Se for o primeiro, tenho pensado nesse assunto para um post, será que rende? Eu particularmente gosto de padrinhos iguais e noivo diferente para destacar.
    Se or o segundo: não existe isso em casamento judaico!! A primeira vez que eu vi não entendi NADA!! Sinceramente, acho que o convidado já comprou o presente e não deve ser incomodado na hora da festa para dar $ – acho a situação desagradável e constrangedora.
    E vc? rsrsrsr! beeeijo!

  • Jacqueline Leite de Vasconcelos Franco

    Nossa eu nem fui específica na pergunta haha. Agora que eu percebi só rs.

    Estava me referindo a ‘brincadeira’
    Tmb sempre achei bem feio fazer isso.
    Em primeiro lugar pq, o convidado é CONVIDADO! As pessoas parecem que perderam um pouco da cordialidade de ser anfitrião sabe…

    Te perguntei isso pq estava vendo em um blog um post sobre o assunto, onde a autora do texto se mostrou bastante imparcial quanto a isso e ok.
    Cometi o erro de começar a ler os comentários e me deparei com vááários que são a favor.
    Um deles dizia que era nada mais do que justo contribuir, já que custa uma fortuna (palavras do ser que escreveu isso no comentário) fazer uma festa, e que a pessoa não tinha que ir lá só pra comer e beber de graça.

    Nessas horas que eu tenho certeza que a humanidade está perdida.
    Sabe…se você acha que custou uma fortuna fazer uma festa, então faça dentro do seu orçamento. Cada um faz oq pode. E se mesmo dentro das condiçlões, ainda achar que custa uma fortuna, então a pessoa não vê realmente o valor das coisas.

    Pra mim, compensou cada minuto de stress, cada subida de ladeira na 25 de março com sacola pesada, cada dor nas costas, cada ansiedade…quando eu entrei na minha cerimônia e vi as pessoas lá. Quando na festa todos estavam sentados confraternizando e comendo e bebendo bem. E principalmente quando vinham me cumprimentar, me desejar felicidades e me parabenizar. E era isso que eu queria como “pagamento”
    Pq não tem dinheiro que pague todo carinho que eu coloquei em tudo que fiz pra que a festa acontecesse.
    E as pessoas hoje em dia não pensam mais assim então?
    Sei lá…achei mto rude.
    Principalmente nos dias de hoje, onde as pessoas não são mais obrigadas a casar. Se quiser, é só se juntar e morar junto. Faz a festa pq quer. Então…quer oq? Quer se mostrar, e acha que os convidados são obrigados a pagar por isso?

    Cordialidade, carinho, respeito, olhares, abraços…Não tem mais né? Ninguem sabe mais sobre isso. E ser um bom anfitrião é de tão boa educação!!

    Sempre fico muito constrangida quando isso acontece nas festas.
    Hoje em dia existem sites que você pode arrecadar em dinheiro, o valos dos presentes. No meu eu fiz isso. As pessoas entravam no site e compravam um item. Mas na verdade, recebíamos o valor de cada coisa. Então pra que ainda na festa pedir dinheiro?

    haha desculpa desabafei rs
    mas é que eu achei que vc me entederia, pq parece ser uma moça de muito boa educação 🙂

    Beijão

  • Jacqueline Leite de Vasconcelos Franco

    Ah e sobre as gravatas, sim, acho que rende um post.

    E sobre roupas dos padrinhos tmb você pode aproveitar e falar sobre esse assunto. Eu acho mto mais legal os noivos padronizados, do que ir cada um de um jeito, com uma roupa que cada um arrumou de ultima hora rs
    Pq sabemos que é isso que acontece né?
    Aí acaba pedindo emprestado uma roupa de uma pessoa tres vezes maior, e vai com o terno do Didi dos trapalhões hahahaha

  • Dani Zaccai

    CLAP, CLAP, CLAP!
    Apenas assino embaixo do seu comentário, Jacque!
    Li as suas palavras e simplesmente concordei. Com tudo!<3

  • Dani Zaccai

    hahahahaha terno do Didi é ótima! Vou fazer um post sobre os trajes do noivo e padrinhos então!! 😀
    Thanks pela dica, Jacque querida!!!

  • Jacqueline Leite de Vasconcelos Franco

    Ai pq homens aqui no Brasil tem tanto descaso com roupa? Eu fiz questão de deixar padronizados os meus, pq olha….rs

  • Dani Zaccai

    Medo de deixar eles escolherem, né, Jacque?! Eu já alinhei com o meu pessoal tbm!