Cada fio de cabelo é composto por duas partes:
A raiz, que está dentro do couro cabeludo, onde estão as glândulas sebáceas que libera o óleo natural e garantem a lubrificação dos fios; e a haste, o fio de cabelo que vemos, que possui três camadas:
A cutícula, camada de fora, que se assemelha com uma escama de peixes, e é formada pela queratina, uma proteina que garante a maciez e o brilho de nossos fios.
O córtex, camada do meio, onde está a melanina responsável pela cor do cabelo, e é responsável pela resistência e elasticidade dos fios.
A medula, camada mais interna; sua função ainda não foi definida.
Onde a tintura atua? Para pintar o cabelo é preciso abrir a cutícula do fio. A amônia é usada para abrir as “escamas” do fio, para que a água oxigenada, que descolore o fio, atinja o córtex, onde a melanina (que é responsável pela cor do cabelo) está. Isto permite que a tinta entre no córtex e se torne a nova cor do cabelo. Depois que a tinta colore, outro produto é usado para fechar as cutículas.
E o shampoo e condicionador? O shampoo é usado para remover a sujeira que fica na cutícula dos fios. Ele faz isso levantando as escamas (para limpar mais profundamente), que acabam enroscando umas nas outras, deixando nossos cabelos limpos, porém embaraçados. É aí que entra a função do condicionador: ele vem para fechar a cuticula, fazendo com que os desembaracem, e voltem a ficar macios. Alguns condicionadores possuem mais de uma função – além de desembaraçar, ele deixa as vitaminas embaixo das escamas, para serem absorvidas pelo córtex, que leva os nutrientes para dentro do fio.
Comentários
O Make Up Your Styles usa o sistema Disqus para os comentários do blog. Para participar, você deve criar uma conta ou fazer o login via redes sociais, clicando aqui.