Make Up Your Styles

por Dani Zaccai

Como tratar e prevenir as olheiras?

Cotidiano

As olheiras são manchinhas arroxeadas na região abaixo dos olhos, que ganham destaque porque a pele desta região é bem fina e transparente, deixando os vasos sanguíneos à mostra. As causas são as mais diversas: a genética, a etnia, e o avanço da idade. E ainda podem serem agravados com noites mal dormidas, cigarro, excesso de bebidas alcoólicas e também com o período menstrual. As minhas são obviamente genéticas (tenho decendência egipcia, e ô pessoal para ter olheiras!), e se agravam em dias que durmo pouco e estou mais cansada.

Há quem diga que fatias de batata ou pepinos gelados amenizam a olheira. A batata por ter propriedade de clareamento da pele; o pepino é um bom descongestionante e calmante; ambos gelados porque o frio ajuda a fechar os vasos que dão a aparência escura à pele. Outro truque é usar compressas de água gelada ou de chá de camomila ao redor dos olhos, entre 5 e 7 minutos.

Existem diversos tratamentos para olheiras, como laser (para clarear a pele e diminuir os vasos sanguíneos), peeling (ácidos que promovem uma esfoliação suave com clareamento), e drenagem linfática (diminuir a retenção de líquidos). Porém, os tratamentos das olheiras devem ser contínuos, já que não existe um método eficaz de acabar de uma vez com as olheiras.

Invista em pequenos cuidados e nestas dicas para evitar as olheiras: Pisque mais, pois a piscada estimula a circulação com movimentos faciais e lubrifica os olhos. Remova a maquaigem e use cremes espefícicos para esta área dos olhos. Dormir bem e controlar a retenção de líquido são medidas fundamentais para evitar olheiras e bolsas ao redor dos olhos. A alimentação pode ser outra aliada na hora da eliminação/diminuição das olheiras: alimentos com vitamina C (frutas cítricas, tomate, morango, brócoli) possuem função antioxidante e elevam à produção de colágenos; e alimentos ricos em ômega-3 (atum, salmão, sardinha, semente de linhaça), que ajudam a melhorar a circulação e evitam a dilatação dos vasos, uma das causas das olheiras.

Um grande aliado das mulheres é o corretivo, um elemento da maquiagem capaz de dar uniformização à pele, amenizando olheiras e disfarçando manchas, cicatrizes e espinhas. Existem corretivos neutros, que são da tonalidade da nossa pele: escolha um do tom da sua pele, para um look mais natural; se quiser um look mais boneca, pode optar por um corretivo um pouco mais claro.

E corretivos coloridos, que neutralizam a cor da sua olheira: se a olheira é arroxeada, aplique corretivo amarelo. Se a olheira for castanha ou amarelada, aplique corretivos rosados/roxos. Se a região for vermelha, o corretivo verde é ideal! Todos os coloridos devem ser seguidos da aplicação dos corretivos neutros. Quer dicas de corretivos? É só clicar aqui!

Uma dica importante é hidratar a região antes da aplcação do corretivo, para não craquelar após aplicação do produto.



Comentários

O Make Up Your Styles usa o sistema Disqus para os comentários do blog. Para participar, você deve criar uma conta ou fazer o login via redes sociais, clicando aqui.

  • Paula Prata

    Sei bem o q é isso…
    Pro meu ponto de vista o post resumiu bem o assunto. Ótimo!

  • Simone Pequeno

    Cremes para a região dos olhos o mais cedo possível faz muita diferença para quem tem problemas de hereditariedade como eu. Mesmo tendo olheiras são bem mais amenas do que nos demais de minha casa; na minha família nem os homens escapam… rsrsrsrs