O que Fazer com o Esgoto Entupido?
9 de outubro de 2020Problemas de encanamento causados por ralos de esgoto entupido podem ser caros e frustrantes para os proprietários. AHS explica os sinais de um problema e quando chamar um profissional.
Meu esgoto principal está entupido?
Ruídos estranhos de gorgolejo vindos de seu banheiro. Água borbulhando do seu chuveiro quando você liga a máquina de lavar. Não, sua casa não é realmente uma candidata a “Minha Casa Assombrada”. Estes são alguns dos sinais de que você pode ter uma linha de drenagem de esgoto entupida – um problema sério de encanamento.
Uma linha de drenagem de esgoto entupida pode impactar o encanamento de toda a sua casa. Em casos graves, você pode acabar com o esgoto bruto saindo de seus ralos. E ninguém quer isso.
O que causa uma linha de drenagem de esgoto entupida
Na maioria dos casos, especialmente em casas mais antigas, as raízes das árvores podem interferir no bom funcionamento do sistema de esgoto. Atraídas pelo calor e pela umidade de uma linha de esgoto, as raízes das árvores se infiltram por minúsculas rachaduras ou juntas soltas no cano. Alimentando-se dos nutrientes abundantes que encontram lá, as raízes crescem e criam um bloqueio na linha de esgoto. Eventualmente, papel higiênico ou outros detritos ficam presos nas raízes, impedindo ainda mais a água de fluir pela linha de drenagem de esgoto principal.
A descarga de produtos higiênicos, como toalhas de papel, lenços faciais, produtos de higiene feminina ou até mesmo papel higiênico extra grosso, também pode entupir a linha de esgoto. No entanto, isso é um problema com muito menos frequência. Supondo que esses itens cheguem longe o suficiente, os canos de esgoto têm normalmente 6 polegadas de diâmetro . Em outras palavras, é preciso muito material solto para entupi-los.
Sinais de uma linha de esgoto entupida
Fique atento a esses sinais de alerta de uma linha de esgoto bloqueada ou entupida, para que você possa resolver o problema antes que se torne uma emergência cara.
- Seus ralos estão todos funcionando lentamente, apesar de seus melhores esforços para limpá-los . Se você tentou todas as dicas de desentupimento DIY nesta lista e ainda não consegue encontrar uma solução, é provável que o bloqueio esteja em sua linha de esgoto.
- Vários acessórios de encanamento estão obstruídos ao mesmo tempo. Se seus banheiros, pia da cozinha e banheira ou chuveiro estiverem fechados , você provavelmente tem uma tubulação de esgoto entupida. Os banheiros têm o caminho mais direto para o esgoto, bem como a maior linha de drenagem. Se o entupimento estiver na linha de esgoto, é provável que você tenha problemas primeiro com os banheiros. Se seus banheiros estão funcionando bem enquanto outros acessórios em sua casa ainda demoram para drenar ou estão totalmente bloqueados, você provavelmente não tem uma parada em sua linha de esgoto principal.
- Quando você dá descarga, a água entra ou sobe na banheira ou no chuveiro. Quando a linha de esgoto está entupida, a água não pode ir pelo ralo. Em vez disso, ele flui de volta pelos canos e sai no ponto mais baixo – geralmente o ralo do chuveiro .
- Quando você abre a torneira da pia do banheiro, o vaso borbulha e borbulha. O borbulhar é devido ao ar preso no sistema de encanamento. Deixe a água correr na pia mais próxima do banheiro por cerca de um minuto. Se o vaso sanitário borbulha (gorgolejo) ou o nível da água subir, pode ser que o cano de esgoto esteja entupido.
- Quando sua máquina de lavar está drenada, o vaso sanitário transborda ou a água volta para a banheira ou chuveiro. Se os vasos sanitários ainda estiverem dando descarga, provavelmente você não tem uma linha de esgoto bloqueada.
Como desentupir uma linha de esgoto
Felizmente, você pode tomar medidas imediatas para restaurar seu sistema de encanamento a um estado de boa saúde.
- Libere a pressão. Quando você notar pela primeira vez os sintomas de uma linha de esgoto entupida, feche a água do abastecimento principal (ou no nível da rua). Inspecione seu quintal, porão ou telhado e veja se você consegue encontrar sua linha de limpeza de esgoto. Geralmente é um tubo curto e branco com cerca de 7 a 10 cm de diâmetro e vedado com uma tampa de rosca. Depois de identificar a linha de limpeza, remova a tampa. Isso deve liberar a pressão na linha de esgoto e forçar a drenagem de toda a água que entrou em sua casa.
- Limpeza química de drenos. Se as raízes das árvores são o culpado por trás do entupimento da linha de esgoto, você pode usar produtos químicos para removê-los. Alguns encanadores recomendam jogar sulfato de cobre no vaso sanitário para matar as raízes das árvores, mas essa substância desaparece rapidamente, o que significa que você pode ter que repetir a aplicação várias vezes para limpar o entupimento. Esteja ciente de que o sulfato de cobre não é seguro para sistemas sépticos e seu uso é proibido em alguns municípios. Se o sulfato de cobre não for uma opção viável para desobstruir sua linha de esgoto, tente liberar uma espuma destruidora de raízes contendo o herbicida diclobenil no seu banheiro. A espuma gruda nos canos e mata as raízes das árvores em poucas horas. No entanto, ainda pode levar alguns meses para que as raízes mortas sejam completamente eliminadas do sistema de esgoto.
- Limpeza mecânica de ralos. Os profissionais de limpeza de esgoto têm à disposição algumas ferramentas para desobstruir as linhas principais de drenagem de esgoto. Entre os mais eficazes está um cabo flexível especialmente projetado, popularmente conhecido como trado ou dreno de cobra. O sem-fim é frequentemente assistido por energia – alguns até mesmo montados em caminhões – e pode ser alimentado na linha de esgoto em seções até que o encanador seja capaz de alcançar e quebrar o entupimento. Os encanadores também podem usar um jato de água de alta pressão para soprar as raízes e outros detritos pela tubulação de esgoto. Embora você possa alugar essas ferramentas e fazer isso sozinho, ambas podem danificar seus canos se usadas incorretamente. Limpar uma linha de esgoto entupida é uma tarefa que é melhor deixar para os profissionais.
- Inspeção da câmera. Se a broca ou jato de água não desobstruir a linha de esgoto, você pode solicitar uma inspeção visual (câmera) para determinar o que está causando o bloqueio. A câmera em miniatura pode revelar rachaduras e quebras na tubulação de esgoto, bem como problemas na linha que podem exigir a atenção do departamento de saneamento local.
- FONTE: https://noticias.uol.com.br/
- FONTE: https://www.estadao.com.br/mais-lidas
- FONTE: https://www.metropoles.com/