Carros com melhor ar condicionado

15 de abril de 2020 0 Por Jornalista e Redator Paula Santana

É Verão e está calor, o que significa que o sistema de ar condicionado do seu carro vai ter um treino. Mas há uma arte em arrefecer correctamente o seu carro. Os engenheiros do CR Auto Testing Center têm algumas dicas úteis para o ajudar a arrefecer o seu carro mais rapidamente enquanto queima menos combustível.

Não faça o pré-resfriamento


O ar condicionado do seu carro funciona muito melhor quando você está realmente dirigindo, porque quanto mais rápido o motor gira, mais rápido o compressor A/C funciona, o que permite que o sistema esfrie mais efetivamente. Não perca tempo e gasolina ao deixar o seu carro a funcionar antes de partir.

Se o interior estiver mesmo quente, ligue o ventilador quando começar a conduzir e abra apenas os vidros traseiros durante 10 a 20 segundos. Isto força todo o ar quente para fora do habitáculo.

Não abra os vidros da frente – isso só faz sair o calor da frente do automóvel, e deixará o ar na traseira do habitáculo quente e estagnado.

Saiba Mais: Ar condicionado em BH

Vá baixo


A regulação da temperatura e o ajuste do ventilador tornam o ar condicionado do automóvel mais eficiente, secam menos o ar e podem efectivamente poupar algum combustível. Porquê? Num sistema A/C típico, o ar é arrefecido a 38 graus. Se você ajustar a temperatura mais alta, você está na verdade forçando o sistema a reaquecer o seu ar, o que requer mais esforço, queimando mais combustível.

Como arrefecer o seu carro como um profissional


Se tiver passageiros no banco de trás, desligue o modo de recirculação. Isto retira ar da frente do habitáculo e puxa-o para trás através do sistema, por isso, mesmo que todos à frente permaneçam frios, o ar na parte de trás pode ficar estragado e quente.


Se você tem um carro mais novo que tem um sistema de partida/parada automática, desligue-o. Esta característica poupa combustível, mas também pode impedir o funcionamento do compressor de ar condicionado do automóvel quando este desliga o motor.

Em tempo muito quente, pode começar a notar a falta de ar frio muito rapidamente, especialmente se estiver preso num semáforo prolongado, ou no trânsito em stop-and-go que mal se move.

Certifique-se de que o seu filtro está limpo


Da próxima vez que tiver a oportunidade, verifique o filtro de ar do seu habitáculo para se certificar de que está limpo. Um filtro sujo impede um fluxo de ar óptimo.

Rede Sociais: https://www.facebook.com/G2-Portal-de-Noticias-103955877864969/ https://twitter.com/g2portaldenoti1

Nos automóveis mais recentes, estes filtros são relativamente fáceis de verificar; se vir muita sujidade acumulada nele, está na altura de o mudar. Pode poupar dinheiro se conseguir substituir o filtro sozinho – em muitos carros modernos o filtro está acessível atrás do porta-luvas.

Em alguns veículos, como o Honda Pilot de primeira geração, todo o tablier tem de ser removido para chegar ao filtro de ar do habitáculo, e isso não é tarefa para os fracos de coração.

Controlo Climático Automático


Se tiver controlo climático automático, baixar a temperatura não faz com que o carro arrefeça mais depressa. A maioria dos sistemas fará todos os ajustes de ventoinha e temperatura automaticamente, por isso pode simplesmente configurá-lo e esquecê-lo.

FONTE: https://www.r7.com