10 dicas para construir e manter uma autoestima positiva

10 dicas para construir e manter uma autoestima positiva

18 de maio de 2023 0 Por Jornalista e Redator Paula Santana

Quando você se olha no espelho, o que você vê? Como você está se sentindo?

Baixa auto-estima e baixa auto-estima tornaram-se uma epidemia em nossa sociedade. Com uma forte ênfase em celebridades, entretenimento e mídia social, pode ser fácil começar a se comparar com outras pessoas e até com celebridades. Quer saber mais sobre autoestima, acesse https://todavoce.com.br/

O que é autoestima?

Primeiro, vamos dedicar um momento para definir exatamente o que é auto-estima. Autoestima é como nos percebemos. Os sentimentos que temos quando pensamos em nossa aparência, em como somos inteligentes, em nossas habilidades atléticas ou até mesmo em quanto dinheiro ganhamos. É o conceito de definir se somos amáveis, satisfeitos e únicos.

Autoestima em crianças e jovens

Um estudo de 2008 feito pela Agência de Saúde Pública do Canadá mostrou que apenas 35% das meninas canadenses na 6ª série dizem que se sentem confiantes, e esse número cai para 14% quando atingem a 10ª série. Para os meninos canadenses na 6ª série, 47% indicaram que se sentem confiantes, mas o número ainda cai para 24% quando chegam à 10ª série.

Pré-adolescentes e adolescentes são vulneráveis ​​a ter sua auto-estima afetada por uma variedade de fatores. A pressão dos colegas, o bullying, o estresse acadêmico e os problemas familiares desempenham um papel importante durante esse período crítico de transição. Para pré-adolescentes e adolescentes, alguns carecem das habilidades de enfrentamento necessárias para lidar adequadamente com todas as fontes de estresse emocional que possam estar enfrentando.

Fonte de Reprodução: Adobe Stock

Autoestima em adultos

Crianças e jovens não são os únicos que lutam com questões de auto-estima. Não é incomum que os adultos experimentem baixa auto-estima ou baixa auto-estima, mesmo que não tenham experimentado durante a adolescência ou adolescência. Você merece se sentir confiante e empoderado(a)! Clique aqui para descobrir dicas e ferramentas poderosas que irão impulsionar sua autoestima e ajudá-lo(a) a abraçar sua melhor versão.

Dicas para construir e manter uma autoestima positiva

  1. Não se compare com os outros: Um dos primeiros e mais importantes passos para alcançar uma autoimagem positiva é parar de se comparar com os outros. Você só pode trabalhar com o que você tem – e isso provavelmente é muito, então pare de focar no que os outros têm e foque no que VOCÊ tem e abrace-o. Ao se comparar com os outros, você nunca sabe o que pode estar acontecendo nos bastidores – lembre-se que a grama nem sempre é mais verde.

  2. Identifique seus pontos fortes e áreas de oportunidade: Se você não está se sentindo tão confiante ou positivo sobre certos aspectos de sua vida, é hora de determinar o motivo. Ao criar uma lista de seus pontos fortes e áreas de melhoria, você pode trazer à tona todas as qualidades positivas sobre si mesmo, enquanto identifica as áreas nas quais pode trabalhar. É importante estar ciente da linguagem que você usa ao identificar áreas de melhoria. Talvez você queira melhorar sua forma física, dizer “estou gorda” cria um tom negativo. Em vez disso, nas áreas de oportunidade, diga ‘concentre-se mais na saúde física’ ou ‘visite a academia duas vezes por semana’.

  3. Esteja aberto a mudanças: À medida que você trabalha para abraçar seus pontos fortes e trabalhar em áreas de melhoria, é importante atualizar sua lista de áreas de oportunidade à medida que você cresce e muda. Fazer a lista é uma coisa, mas estar motivado para trabalhar e fazer a mudança é outra. Não desista! Transforme seu medo ou reservas em motivação e lembre-se de que você está se esforçando por uma grande causa.

  4. Seja realista: A mudança não é algo que acontece da noite para o dia, e a perfeição não existe. Você está trabalhando para ser a melhor versão de si mesmo e quem identifica a melhor versão é VOCÊ. Considere também que todos cometem erros. Se você enfrentar um revés, não se culpe por isso, aprenda com isso e siga em frente.

  5. Cerque-se de um esquadrão de apoio: As pessoas que amam e se preocupam com você serão seu maior sistema de apoio em sua jornada para uma autoestima positiva. Cerque-se de pessoas que revigoram e energizam você e fazem você se sentir positivo para alcançar seus objetivos.

  6. Mantenha-se positivo: Afirmações positivas e conversa interna positiva são essenciais para aumentar sua auto-estima. Você é o seu pior crítico, então, quando usa uma conversa interna negativa, pode eventualmente começar a acreditar nisso. Concentre-se em dizer a si mesmo o quão bom você é ou que pode e vai atingir seus objetivos para manter um foco positivo.

    Fonte de Reprodução: Adobe Stock

  7. Faça um detox de internet ou redes sociais: No mundo digital de hoje, a forma como vemos e consumimos informações é rápida e constante. Um estudo de 2017 da Simon Fraser University mostrou que o uso mais alto da Internet leva ao aumento da insatisfação corporal em mulheres. Mulheres de 12 a 29 anos tinham maior probabilidade de se sentirem mal com seus corpos se passassem mais de 20 horas por semana online. Com o Facebook, Instagram, Snapchat, Pinterest e milhões de sites, pode ser muito fácil acreditar no que pensamos percebem a perfeição como retratada por outras pessoas online. Se você está se comparando com outras pessoas online ou se o conteúdo delas está fazendo você se sentir inadequado, faça uma pausa nas mídias sociais e na Internet. Você controla o conteúdo que consome, portanto, esteja ciente de como o que está vendo está fazendo você se sentir.

  8. Faça o que você ama: O que leva à próxima dica, simplesmente faça o que você ama. Quando estamos fazendo algo de que gostamos, nosso cérebro libera naturalmente endorfinas que nos deixam felizes. Vá para a academia, leia um livro, cozinhe com os amigos, tome um banho – esforce-se para reservar um tempo para fazer coisas que te deixam feliz.

  9. Viva no presente: Você não pode mudar o passado e não tem como prever o futuro. Portanto, é importante que você se concentre no aqui e agora para estabelecer uma perspectiva positiva. Que mudanças você pode fazer hoje para melhorar sua auto-estima? Preocupar-se com o que está por vir causará mais estresse. Se você se concentrar no aqui e agora, poderá se preparar para qualquer coisa que surja em seu caminho.

  10. Compartilhe seus sentimentos: Por último, mas não menos importante, saiba que o Centro de Aconselhamento de Calgary está sempre aqui para apoiá-lo em sua jornada para uma auto-estima positiva. Oferecemos aconselhamento individual e em grupo para homens, mulheres e jovens que desejam melhorar sua auto-estima. Os programas ajudam os indivíduos a criar um senso positivo e mais forte de si mesmos e a fazer escolhas saudáveis.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Autoestima