Quanto tempo duram as baterias do carro e como prolongar sua vida útil
23 de março de 2021Se você mora em um clima frio, e mesmo se não mora, provavelmente já passou por aquele momento em que tenta ligar o carro e ele vira algumas vezes antes de morrer. Você tenta de novo e começa. Você dá um suspiro de alívio, mas também começa a se perguntar quanto tempo, exatamente, as baterias do carro duram.
Se a bateria está ficando fraca, é apenas uma questão de tempo antes que ela acabe completamente e você fique sem saída. As baterias dos automóveis têm uma vida útil e não há nada que você possa fazer para que durem para sempre. Existem coisas que você pode fazer, no entanto, para ajudar a bateria do seu carro durar o máximo possível.
Quanto tempo pode durar uma bateria de carro?
A maioria dos especialistas em automóveis dirá que, em média, uma bateria normal de carro dura entre 3 e 5 anos . Essa vida útil média pode ser excedida se você cuidar de sua bateria e usá-la nas condições certas.
Então, quais são as condições certas? Bem, a temperatura e a umidade podem afetar a vida útil da bateria, portanto, se você vive em um clima muito frio, muito quente ou muito úmido, espere que sua bateria esteja na extremidade inferior do espectro de vida útil. No entanto, há muito que você pode fazer para que sua bateria dure o máximo possível.
1. Carregue e mantenha sua bateria
Se você deseja que a bateria do seu carro dure por muito tempo, o carregamento regular aumentará sua longevidade. O alternador do seu carro, ao contrário da crença popular, não existe para carregar totalmente uma bateria descarregada. Em vez disso, existe para manter uma bateria saudável. Se você só usa o carro de vez em quando, a bateria pode descarregar. O mesmo acontecerá se você deixar seu carro parado do lado de fora, sem dirigi-lo (ou se deixá-lo dentro de casa também). É importante manter a bateria, se for esse o caso.
Se você deixar seu carro parado por períodos prolongados, um carregador lento (ou um carregador com opção de carga lenta) será seu melhor amigo. Eles são projetados para carregar a bateria do seu carro por um longo período sem sobrecarregar ou danificar a bateria. Lembre-se sempre de escolher um carregador que forneça a tensão e a corrente desejadas, conforme recomendado pelo fabricante da bateria. Nem todas as baterias carregam da mesma forma, no entanto, ao optar por um carregador de última geração, você poderá carregar e manter a grande maioria dos tipos de bateria.
Ao pagar um pouco mais por um carregador de última geração, você não precisará se preocupar com o tipo de bateria do seu carro (inundada, AGM, célula de gel, etc.). Um carregador de qualidade será capaz de lidar com praticamente qualquer tipo de bateria.
2. Limite a profundidade da descarga da bateria
Ok, o título não faz muito por você, a menos que você seja tecnicamente apto. Cada vez que você usa um dispositivo eletrônico em seu carro, como seu aparelho de som, o AC, limpadores, etc., você está consumindo alguma energia da bateria. Quanto mais eletrônicos você estiver usando, mais rápido a bateria se esgotará. E, quanto mais energia você consome de sua bateria a qualquer momento, mais você esgotará seu ciclo de vida.
Se você descarregar apenas um pouco da bateria antes de recarregar, terá mais ciclos de vida, e descarregar demais resultará em menos. Baterias de chumbo típicas têm cerca de 300-700 ciclos, enquanto as baterias de gel podem ter até 5.000 ciclos (baterias de gel podem custar mais, mas pagar um pouco mais por um produto durável sempre economiza dinheiro no longo prazo).
O segredo é usar apenas alguns aparelhos eletrônicos de cada vez ou renunciar a usá-los completamente enquanto o carro não estiver funcionando. Pode ser tentador sentar-se no carro em um dia quente com o rádio ligado enquanto espera por alguém ou o ar condicionado ligado. Embora desligar o motor quando ficar parado por um tempo seja uma boa prática, eu recomendaria abrir uma janela para a circulação de ar e ouvir os ruídos do mundo exterior.
3. Evite viagens curtas
A maneira como você dirige também pode afetar a vida útil da bateria. Fazer muitas viagens mais curtas ao invés de longas pode esgotar sua bateria mais rápido. Ao ligar o veículo, você está usando muita energia elétrica da bateria, que precisa ser reabastecida durante a viagem.
Isso proporciona menos ciclos de bateria e vida útil mais curta. Com viagens curtas o suficiente, isso pode reduzir a vida útil da bateria em um ou dois anos. Pense em caminhar quando estiver fazendo tarefas se o destino for próximo o suficiente ou combine várias viagens pequenas em uma grande. Quanto menos você usar o carro, melhor será para o meio ambiente.
4. Evite calor ou frio excessivo
Todos nós conhecemos a sensação de tentar dar a partida em um dia muito frio. O frio pode prejudicar as baterias do carro e o resultado pode deixá-lo perdido. Mas, você sabia que o calor excessivo pode custar mais caro? O tempo extremamente quente pode fazer com que o líquido no interior da bateria evapore, além de causar danos internos à própria bateria.
Não importa se seu carro está estacionado ou funcionando, o calor pode afetá-lo da mesma forma. Se você mora em um país quente, é recomendável testar a bateria dois anos após a compra e a cada dois anos depois disso . Isso se compara a quatro anos após a compra para quem vive em climas mais frios, e todos os anos depois disso.
Se pudéssemos manter nossas baterias em uma temperatura consistente, poderíamos prolongar sua vida útil. Isso, no entanto, nem sempre é possível. As temperaturas altas e baixas podem diminuir a vida útil da bateria. Eu recomendaria guardar seu veículo em uma garagem sempre que possível. Manter a bateria do carro na temperatura ideal ajudará a prolongar a vida útil da bateria.
FONTE: https://www.r7.com/
FONTE: https://www.terra.com.br/noticias/
FONTE: https://noticias.uol.com.br/
FONTE: https://www.estadao.com.br/mais-lidas
FONTE: https://www.metropoles.com/