Melhorar o áudio em suas transmissões de streaming e vídeos
8 de março de 2021Enquanto muitos de nós ao redor do mundo estamos presos em ambientes internos, você pode espalhar um pouco de alegria fazendo shows em streaming e lançando vídeos, tudo em sua casa.
Durante este período difícil enquanto as pessoas em todo o mundo estão se abrigando devido ao Coronavirus, elas ainda estão procurando se conectar umas com as outras e encontrar entretenimento. A música é uma forma crítica de ajudar a unir as pessoas e a espalhar algum conforto, alegria e alívio. Só porque você pode estar preso em casa não significa que você não pode criar vídeos, fazer shows ao vivo, construir sua base de fãs e até mesmo ganhar algum dinheiro.
Este artigo se concentrará em como fazer seus vídeos e transmissões ao vivo se destacarem do pacote criando um áudio excelente.
Já que é grátis fazer streaming de um feed de vídeo ao vivo usando serviços como Twitch, YouTube Live, Periscope, Facebook Live, Mixer e YouNow, não há melhor momento do que agora para experimentar a transmissão ao vivo. E mesmo se você não se apresentar ao vivo, você sempre pode criar vídeos e enviá-los em sites como YouTube, Vimeo, Facebook e outros. Todas essas plataformas têm opções de monetização das quais você vai querer tirar proveito.
Por que a qualidade do áudio é importante
Parece contraintuitivo, mas ter uma ótima qualidade de áudio para seus vídeos e transmissões é ainda mais crítico do que os visuais, porque o áudio forma a percepção primária do público sobre a qualidade de seu trabalho. Por exemplo, pode ser um efeito visual legal tornar o vídeo baixo-fi ou granulado, mas se o som for ruim, abafado ou distorcido, os espectadores perderão a paciência rapidamente. Portanto, quer você tenha uma base de fãs ou esteja apenas começando a construir seguidores, vale a pena aprender essas técnicas e gastar tempo para tornar seu áudio excepcional para aumentar o engajamento e as inscrições / seguidores.
Como você é músico, provavelmente tem acesso a algumas das ferramentas e recursos de áudio corretos. Para ajudar a aumentar a qualidade do áudio, experimente estas dicas para seus vídeos e transmissões.
Use um switcher de vídeo ou software de streaming para controlar o feed de áudio
Para obter uma experiência de áudio de qualidade, use bons microfones e filtre os sinais usando um software de switcher de vídeo. É como um mixer de vídeo que pode pegar vários sinais de vídeo e áudio e colocá-los juntos em uma única saída, permitindo que você alterne entre eles para sua transmissão.
Este software tem muitas vantagens. Primeiro, ele permitirá que você envie o sinal para várias plataformas de streaming ao mesmo tempo, como Twitch, Facebook e outros. (Ou você pode enviar o sinal para um lugar como o Mobcrush e deixá-lo lidar com ele com recursos extras.) Isso é importante, pois você não sabe qual plataforma pode trazer mais visualizadores. Em segundo lugar, esses alternadores de vídeo fornecem muitos recursos e opções de áudio necessários para sua transmissão ao vivo e vídeos gravados ao vivo. Terceiro, você pode salvar os resultados em um arquivo e usar o software para fazer vídeos com seu editor favorito.
Use microfones de qualidade e um pré-amplificador ou interface de áudio
Esteja você gravando um vídeo para enviar mais tarde ou girando o botão de transmissão para transmitir ao vivo, use microfones de alta qualidade. Embora você sempre possa usar o microfone interno de seu telefone ou câmera, é improvável que eles forneçam um produto / transmissão final de qualidade.
Se você não está gravando música e está simplesmente falando (podcast de vídeo, bastidores ou bate-papo informal com seus fãs), você pode querer investir em microfones de lapela, que são perfeitos para capturar a voz falada e podem ser relativamente barato. Se você criar vídeos em seu telefone, muitos modelos se conectam diretamente. Se você tiver muitas situações de entrevista, use um microfone de mão ou um microfone shotgun. Para música ao vivo, use os microfones apropriados para apresentações. Esses microfones devem ser conectados diretamente por meio de uma interface de áudio. Você pode então definir os níveis dos microfones individuais e enviá-los como uma entrada de áudio para o feed de vídeo por meio do switcher de vídeo.
Misture o som de forma adequada e retire a alimentação de áudio da placa de som, se possível
Quando você toca em vídeo, seja ao vivo ou um que será editado na postagem, o melhor lugar para capturar som ao vivo para vários instrumentos é por meio de uma mesa de mixagem ou software de mixagem. Ao misturar os vários microfones e instrumentos, você pode obter tudo no nível certo e, em seguida, usar o feed de mixagem para produzir mixagem da mais alta qualidade para o vídeo. Se não houver placa, recomendamos colocar alguns microfones da sala e capturar o som de microfones de melhor qualidade e sincronizar o áudio na pós-produção.
Teste seu áudio antes de ir ao vivo
Mesmo se você seguir as etapas acima, sempre desejará testar seu vídeo ou sinal de transmissão para ouvir, através do sistema, como o áudio soa antes de transmitir ao vivo ou começar a gravar seu vídeo. Assim como você ouviria e revisaria suas faixas de música no estúdio com um ouvido atento, você desejará fazer o mesmo com o áudio do vídeo que está produzindo.
Técnicas que nós, músicos, usamos em nosso próprio trabalho musical também aqui. Ouça e veja o seu vídeo em diferentes dispositivos – telefone, tablet, TV e laptop. Além disso, verifique o áudio em relação a outros vídeos que você enfrentará na plataforma que está usando. Dessa forma, você pode ver se a qualidade diminui ou o volume cai quando comparado a outros vídeos ou transmissões de streaming. A realização de um teste permitirá que você faça ajustes e ajuste suas configurações.
Use música totalmente masterizada de arquivos WAV
Se você estiver criando um vídeo para enviar mais tarde, em vez de transmiti-lo ao vivo, terá o benefício da pós-produção. Esta etapa permite que você edite após o fato e ajuste o áudio, adicione efeitos de vídeo, clipes e transições, e mais. Obviamente, qualquer música ou som importado que você adicionar ao vídeo deve vir de arquivos WAV de alta qualidade e bem controlados. Isso ocorre porque todos os sites de streaming de vídeo e vídeo compactam o arquivo de vídeo e áudio quando você faz o upload. Se você usar um arquivo MP3 para o material de sua fonte de áudio no upload, acabará comprimindo o áudio duas vezes. Isso comprometerá a qualidade de sua trilha de áudio, criando artefatos de áudio e distorção digital. Isso pode refletir mal, não apenas em seu vídeo, mas também em sua música. Para evitar isso e manter a qualidade do áudio no máximo, use apenas arquivos WAV em seu vídeo.
Extraia, masterize e reimporte o áudio finalizado para o seu editor de vídeo
Se você estiver criando um vídeo para enviar mais tarde, terá mais flexibilidade para obter um som excelente. Mesmo com ótimos microfones e uma ótima mixagem da placa de som, se você tiver tempo, deverá melhorar a trilha de áudio como faria com qualquer outra gravação de áudio. Você pode fazer isso pegando o áudio não masterizado do vídeo, extraindo o áudio da edição final como um arquivo WAV e exportando-o para seu programa de edição de áudio ou estação de trabalho de áudio digital. Dessa forma, você pode aplicar compressão, EQ e normalização de volume na trilha de áudio final com suas melhores ferramentas de áudio. Obviamente, você não vai querer alterar a duração da trilha de áudio importada ou terá problemas de sincronização com a imagem de vídeo ao reimportar o arquivo de áudio aprimorado de volta para o seu editor de vídeo.
Com áudio de alta qualidade, você pode se sentir confiante para promover seu vídeo ou stream para os espectadores. Isso aumenta as chances de os espectadores se envolverem com seus vídeos e transmissões ao vivo, inscrevendo-se em seu canal e compartilhando seu conteúdo com outras pessoas, para que você construa suas visualizações, aumente sua base de fãs e transforme seu envolvimento em uma fonte de receita lucrativa.
Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Streaming_media