Dicas e ferramentas essenciais para apresentações online
3 de fevereiro de 2021Apresentações online eficazes são essenciais para qualquer organização ou indústria. Seu sucesso pode depender disso. Você pode precisar preparar uma apresentação de vendas online, apresentar uma ideia para sua equipe, conduzir uma conferência profissional ou até mesmo ensinar algo ao seu público, em uma apresentação ao vivo. Antes de fazer isso, certifique-se de verificar essas dicas e ferramentas de apresentação online. Eles o ajudarão a levar suas apresentações a um nível totalmente novo.
Dicas e ferramentas para apresentações online
1- Qual é o ponto?
Antes de entrar em quaisquer dicas ou ferramentas de apresentação online, você precisa pensar no conteúdo do que estará apresentando. Quer você tenha escolhido o assunto ou se seu chefe lhe pede para apresentar algo, você deve ter um objetivo claro. O que você deseja alcançar com esta apresentação? Você quer que os participantes aprendam algo ou apoiem uma causa específica? Ou é uma apresentação de vendas?
Pense nisso: se o seu público deixasse a apresentação e esquecesse tudo o que você disse, exceto um, o que você gostaria que os participantes lembrassem? Esse deve ser o seu foco. Então, você pode construir sua apresentação em torno disso, com informações de apoio.
2- Pesquisa e Esboço de Apresentação
Depois de definir seu objetivo, você pode pesquisar o tópico e criar um esboço de sua apresentação. Durante sua pesquisa, mantenha o foco em seu objetivo, caso contrário, você ficará sobrecarregado com a sobrecarga de informações.
Ao criar uma apresentação, muitas pessoas se esquecem de considerar quanto tempo têm para apresentar. Depois de escrever o primeiro esboço, certifique-se de analisá-lo e cronometrá-lo. Além disso, verifique se todos os pontos que você faz, de alguma forma, contribuem para seu objetivo principal.
3- Escrever ou não escrever?
Não há necessidade de escrever a apresentação inteira porque você já conhece o assunto e deseja soar natural. Memorizar textos pode atrapalhar sua entrega. Se você ficar nervoso e esquecer algo, tudo pode piorar a partir daí.
O que pode ser útil é escrever sua introdução e sua conclusão. Ainda assim, não há necessidade de memorizá-lo, mas se você praticar o suficiente, saberá o que quer dizer quando chegar a hora. Você também deve escrever os pontos principais que deseja apresentar, para se certificar de que se lembra deles.
4- Ferramentas de escrita
Ao escrever um esboço, uma apresentação inteira ou mesmo os slides, um aplicativo como o Grammarly pode ajudar a verificar a gramática e a ortografia. Se você quiser que outro par de olhos dê uma olhada em sua apresentação, você pode escrever e compartilhar seu texto no Google.
5- Apresentação de slides
Quando se trata do texto de sua apresentação de slides, seja curto e direto. Slides com muito conteúdo escrito distraem. Mais do que isso, os espectadores não querem assistir você lendo slides. O objetivo do texto em uma apresentação de slides é ajudá-lo a lembrar seus pontos-chave e manter o público na mesma página.
Já que nós, humanos, somos muito visuais, seus slides devem ajudá-lo a expressar seu ponto de vista. Se você tiver imagens ou gráficos que possam transmitir sua mensagem, use-os.
6- Ferramentas de apresentação de slides
Muitas ferramentas excelentes podem ajudá-lo a criar sua apresentação de slides. Aqui estão alguns dos mais populares:
- Power Point
O PowerPoint é um dos aplicativos mais conhecidos quando se trata de criar apresentações de slides. Ao contrário das outras ferramentas abaixo, o Powerpoint não é gratuito. Como muitas pessoas já têm o pacote Microsoft Office, é útil usar o PowerPoint para criar slides. Você também pode encontrar uma versão online que permite colaborações.
- Keynote
O Keynote é um software de apresentação da Apple e possui uma versão baseada na web (Keynote para iCloud). Você precisará de um ID Apple para fazer login, que pode ser criado gratuitamente, e lhe dará acesso ao Keynote e outros aplicativos. É relativamente fácil de usar e você pode criar slides fantásticos.
- Slides do Google
Apresentações Google é a versão do PowerPoint do Google. Se você já está familiarizado com o PowerPoint, deve ser fácil usar o Apresentações Google. É uma ferramenta gratuita e, como tudo no Google Drive, é ótima para colaborações.
- Prezi
Prezi também está online e gratuito. Diferente de todas as outras ferramentas, o Prezi permite ao usuário criar apresentações dinâmicas, com animações e efeitos de movimento. Alguns usuários se empolgam e acabam usando demais os recursos, o que deixa o público tonto. Mas, quando usado corretamente, seus recursos podem ajudá-lo a criar slides envolventes.
7- Visual
Em uma apresentação online, os recursos visuais desempenham um papel importante. Quando se trata da aparência de sua apresentação de slides, certifique-se de usar o tempo necessário para fazer a coisa certa.
Se for uma apresentação de negócios online, seus slides devem seguir a identidade da marca da empresa. Pense nas cores, fontes e sensação geral da marca e traga isso para os slides. Mesmo se você não tiver uma identidade visual para seguir, tente criar uma para os slides. Eles devem ser coerentes e cada slide deve ter a aparência de ter saído da mesma apresentação.
8- Recursos para criar seus slides
As ferramentas mencionadas acima, como Powerpoint e outras, possuem modelos que podem ser usados em suas apresentações de slides. Embora alguns deles possam ser antiquados, você pode escolher um e melhorá-lo.
Se você deseja criar algo mais único e ter um pouco mais de liberdade criativa, experimente o Canva. É um aplicativo gratuito baseado na web que ajuda a criar imagens para apresentações, postagens em mídias sociais e assim por diante. Você também pode encontrar alguns modelos lá para sua apresentação de slides. Lembre-se de que nem todos são gratuitos.
9- Aumente o envolvimento em suas apresentações online
Apresentações públicas, em geral, são desafiadoras. Mas, em apresentações online, envolver e criar uma conexão com seus espectadores pode ser um desafio ainda mais significativo.
Mesmo que você não possa ver seu público, você pode olhar para a câmera, o que já ajuda os espectadores a se envolverem com você. Em vez de apenas mostrar a apresentação de slides, você também deve estar na tela deles. Para isso, você pode usar o recurso Picture-in-Picture do ManyCam, disponível nas versões gratuita e paga. Ou seja, você pode escolher sua webcam como fonte de vídeo e colocá-la em um pequeno quadrado na tela.
Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Streaming_media