Como desentupir um ralo com uma obstrução bem no fundo da linha:

Como desentupir um ralo com uma obstrução bem no fundo da linha:

27 de abril de 2021 0 Por Jornalista e Redator Paula Santana

Um ralo entupido é uma daquelas frustrações inevitáveis ​​que você encontrará se permanecer na mesma casa, apartamento ou condomínio por tempo suficiente. Normalmente, os entupimentos do dreno podem ser resolvidos apenas alcançando fisicamente o cano e removendo o entupimento – ou aplicando algum tipo de líquido para limpeza de ralos. Alguns tamancos, entretanto, estão simplesmente fora de alcance. Esses tamancos precisam ser removidos com uma cobra de encanador – às vezes chamada de trado. Felizmente, usar uma broca não é difícil e vai limpar tudo, exceto os tamancos mais teimosos.

  • Remova a tampa de drenagem.

Empurre o sem-fim para dentro do dreno e comece a girar a alça do sem-fim no sentido horário. Pode ser necessário ajustar o controle sobre a cobra à medida que ela é inserida no cano.

Empurre a broca firmemente na obstrução ao encontrá-la no tubo de drenagem. Continue girando a alça ao fazer isso.

Puxe a broca para trás para quebrar o entupimento e, em seguida, empurre-a para frente novamente. Continue girando a manivela durante este processo. Repita várias vezes para garantir que está removendo o bloqueio das paredes do tubo.

Puxe a broca de volta para fora do tubo completamente. Posicione o balde sob o dreno – se aplicável – para pegar as partes do entupimento que o sem-fim puxa para trás com ele.

Como desentupir vasos sanitários entupidos por tampões

Se um absorvente interno entupir o vaso sanitário, mergulhar o vaso sanitário apenas o empurrará ainda mais para o ralo, onde poderá causar um problema mais sério. Tentar separá-lo com uma cobra também não é aconselhável, porque mesmo em pedaços um tampão pode entupir na linha de dejetos. A melhor maneira de remover um tampão é puxando-o para fora.

Dê descarga para limpar o máximo possível de água da tigela. Se o ralo do vaso sanitário estiver completamente bloqueado, calce um par de luvas de borracha, de preferência aquelas que cubram os antebraços, e use um copo para esvaziar um pouco da água em um balde para evitar que ela transborde.

Insira uma cobra de encanamento na abertura do dreno e empurre-a até que ela não vá mais longe. Gire a alça uma ou duas vezes para colocar a cabeça no tampão e, em seguida, puxe a cobra para fora. Com sorte, ele trará o absorvente interno com ele. Se isso não funcionar da primeira vez, tente novamente. Se a cobra não puxar o tampão, pode movê-lo o suficiente para permitir que a água escorra da tigela.

Alcance o ralo e puxe o absorvente interno com a mão se você não puder fazer isso com a cobra. Se você não conseguir encontrá-lo, ele pode estar preso na parte superior da armadilha P e fora de alcance.

Desligue a água do banheiro e desparafuse a conexão de abastecimento do fundo do tanque. Se a tigela ainda estiver cheia de água, esvazie o máximo que puder no balde e dê a descarga para esvaziar o tanque na tigela. Transfira essa água para o balde.

Abra o vaso sanitário do chão com uma chave inglesa e retire-o do ralo. Coloque-o em uma folha de plástico em outra parte do banheiro ou leve-o para fora. Incline-o com cuidado, limpando a água que derrama com você. Quando puder, alcance o fundo e retire o tampão do P-trap.

Verifique a linha de esgoto se você não conseguir encontrar o tampão no banheiro. Pode ser alojado logo após a abertura de resíduos onde os tubos curvam na pilha principal. Puxe-o com a mão, se puder, ou tente puxá-lo com a cobra. Você também pode alcançá-lo com um par de pinças ou uma chave de fenda longa.

Limpe a cera velha ao redor do flange do vaso sanitário com uma espátula depois de recuperar o tampão e coloque um novo anel de cera no flange. Coloque o vaso sanitário de volta na posição, parafuse-o no chão e reconecte a linha de água. Abra a torneira e lave algumas vezes para se certificar de que tudo está funcionando corretamente.

FONTE:https://pt.wikipedia.org/wiki/Desentupidor