Como promover o seu negócio com streaming de vídeo

22 de março de 2021 0 Por Jornalista e Redator Paula Santana

A transmissão ao vivo de vídeo oferece às pequenas empresas uma ferramenta de marketing poderosa.

Seja para hospedar um evento ao vivo ou criar um tutorial, o conteúdo de vídeo se tornou a opção ideal para pequenas empresas. O vídeo é um meio envolvente que chama a atenção do público e permite que as empresas não apenas vendam produtos, mas também se envolvam em esforços de construção de marca. Por ser mais barato e mais simples do que nunca empregar vídeo de nível profissional, as empresas podem fornecer conteúdo atraente e emocionalmente envolvente para os consumidores e forjar uma forte conexão com a marca. A mídia social serve especialmente como um veículo para entregar conteúdo de vídeo diretamente às telas dos usuários. Isso está incorporado na ascensão do marketing de transmissão ao vivo.

Uma transmissão ao vivo pode inicialmente parecer mais útil para um jornalista do que para uma empresa, mas há muitas maneiras de a transmissão ao vivo se encaixar em uma campanha de marketing digital. Veja como criar e usar conteúdo de vídeo de transmissão ao vivo que manterá seu público envolvido e ajudará a construir sua marca.

O que é transmissão ao vivo?

Transmissão ao vivo de vídeo é, simplesmente, o ato de transmitir imagens ao vivo pela Internet para um público-alvo ativo. No passado, a transmissão ao vivo normalmente era feita em uma plataforma dedicada. Hoje, a mídia social expandiu o alcance da transmissão ao vivo para o Facebook, Twitter e Instagram, tornando a transmissão ao vivo um componente chave do marketing de mídia social. 

“Pela primeira vez, as pequenas empresas podem realmente experimentar o vídeo como meio de comunicação”, disse Tom More, fundador e CEO da empresa de multimídia criativa Slidely. “Livestreaming não é um aplicativo novo; não há nada de novo que eles precisem aprender, porque é integrado à mídia social. Acho que o que está acontecendo agora os ajudará a capacitá-los de novas maneiras.” 

O vídeo ao vivo é uma ferramenta versátil que oferece ao público uma janela mais clara para o seu negócio. Você pode usar o conteúdo de vídeo ao vivo para oferecer uma prévia dos próximos produtos, criar demonstrações ou vídeos de instruções, transmitir um evento ou colaborar para amplificar sua mensagem. Outro uso popular de livestreaming é hospedar um webinar, onde o público pode interagir com um apresentador, fazer perguntas e se aprofundar em um tópico específico.

Campanhas de sucesso posicionarão sua marca como uma autoridade em seu espaço, além de criar uma conexão emocional com seu público. O conteúdo de vídeo ao vivo tem uma forma de desmistificar a relação entre marca e cliente, criando um sentimento mais familiar que é o primeiro passo no caminho para a fidelidade à marca. 

Fonte: Reprodução: Pinterest

Quais são os benefícios do marketing de transmissão ao vivo?

Com uma série de outras ferramentas de marketing digital à sua disposição, você deve estar se perguntando se vale a pena produzir transmissões ao vivo. Afinal, o que o conteúdo de vídeo ao vivo pode fazer que uma campanha de marketing tradicional não pode? As estatísticas falam por si: o vídeo ao vivo é simplesmente mais envolvente para o público.

  • O público prefere o vídeo ao vivo. Pesquisa da Livestream e da New York Magazine mostra que 80% do público prefere vídeo ao vivo a conteúdo de blog, enquanto 82% prefere vídeo ao vivo a postagens sociais.
  • Vídeo ao vivo funciona. O conteúdo do vídeo é envolvente e ajuda a estimular o seu público-alvo à ação. Vídeo incorporado em um e-mail, por exemplo, pode dobrar ou até triplicar suas taxas de click-through. Quase 40% dos executivos ligam para um fornecedor depois de assistir a um vídeo. O melhor de tudo é que o marketing de transmissão ao vivo é barato, tornando mais fácil garantir o retorno do investimento. Cerca de 73% das empresas B2B que usam vídeo ao vivo para atingir seu público-alvo relatam resultados positivos em seu ROI.
  • O marketing de transmissão ao vivo aumenta as conversões. O objetivo final de qualquer tática de marketing digital é impulsionar as vendas e aumentar as conversões. O marketing de transmissão ao vivo aumenta a intenção de vendas entre seu público-alvo em 97% e solidifica a associação da marca em 139%. Esses são alguns benefícios sérios logo de cara. O conteúdo de vídeo colocado estrategicamente em uma página de destino pode aumentar as conversões em 80% ou mais, enquanto 64% dos usuários são mais propensos a comprar um produto online depois de assistir a um vídeo.

O vídeo ao vivo é uma ferramenta eficaz em seu arsenal de marketing digital que pode ajudá-lo a alcançar seu público, expandir sua marca e, por fim, impulsionar mais vendas. Então, como você cria conteúdo de vídeo ao vivo pela primeira vez? Existem algumas regras a seguir para o sucesso.

Como faço para criar anúncios de transmissão ao vivo?

Nem todos os vídeos ao vivo são criados iguais. O desenvolvimento de uma campanha de anúncio em vídeo eficaz requer uma estratégia, e sua filmagem ao vivo não deve ser tratada de maneira diferente. Na verdade, vídeos desleixados ou não planejados podem prejudicar sua marca, pois 62% dos espectadores têm maior probabilidade de ter uma percepção negativa de uma marca que produz vídeos de baixa qualidade. Quando a reputação da sua marca está em jogo, vale a pena colocar a caneta no papel e fazer um brainstorm com antecedência.

“As regras ainda se aplicam”, disse Beth Mock LeBlanc, diretora de criação, fundadora e sócia-gerente da MLB Creative. “Você precisa ter um plano para seus vídeos ao vivo; não pode ser apenas improvisado. Descubra no que seu público está interessado e crie um plano que atinja isso.”

Embora o planejamento seja importante, a beleza do vídeo ao vivo é sua qualidade casual e pessoal, disse More. Encontrar o equilíbrio certo entre estrutura e conforto é fundamental.

“Livestreaming acrescenta algo em termos de honestidade”, disse More. “Do ponto de vista do usuário, deve até parecer não ensaiado, mas as empresas precisam ensaiar e entender sua mensagem.”

Com base no conselho de nossas fontes especializadas, aqui estão algumas coisas que você deve ter em mente ao desenvolver uma estratégia de transmissão ao vivo:

  1. Publique um teaser. Se as pessoas quiserem sintonizar suas transmissões ao vivo, elas precisam saber quando você estará no ar. Claro, qualquer pessoa em sua rede pode encontrar seu stream enquanto está online, mas você verá uma melhora nas visualizações e no engajamento se avisar seus seguidores.

  2. Crie um roteiro bruto. O livestreaming permite que você mostre um lado mais autêntico, espontâneo e humano da sua marca. Ainda assim, um vídeo sinuoso ou sem sentido deixará os usuários confusos, o que não leva a muitas conversões. Elabore alguns pontos e execute alguns testes antes de ir ao ar, mas evite ficar em dívida com um script específico.

  3. Mantenha seu conteúdo atualizado. Nem todas as transmissões ao vivo devem parecer anúncios. Os usuários são mais propensos a se envolver com conteúdo que não seja um argumento de venda direto. Se um cliente disser que gostou do trabalho que você fez, pergunte a essa pessoa se ela entrará no ar por 30 segundos e conte a seus seguidores sobre sua experiência. Ofereça tutoriais e vídeos de instruções para ajudar seus seguidores a resolver um problema associado ao seu setor. Transmissão ao vivo de eventos como feiras comerciais e passeios comunitários. Qualquer tipo de conteúdo que o ajude a desenvolver uma conexão entre seus seguidores de mídia social e sua marca é um sucesso.

  4. Lembre-se de sua marca. Como parte de sua estratégia de marketing, você deve ter uma declaração de posicionamento de marca ou um tema simples que ilustre por que sua marca é a melhor escolha para o consumidor. Suas transmissões ao vivo representam sua marca, então certifique-se de manter a mensagem e ser consistente na forma como aborda a criação de conteúdo.

  5. Venda um sentimento. Anúncios secos ou técnicos nunca irão tão longe quanto conteúdo emocional, e o vídeo é um excelente meio para capturar o sentimento. Conheça seu público, suas necessidades e interesses, e então certifique-se de criar um conteúdo envolvente que se conecte a eles. Construir a associação entre sua marca e público é mais importante do que promover um produto.

  6. Considere os incentivos. Atraia seus seguidores com ofertas e promoções que só podem ser obtidas por meio de suas transmissões ao vivo. Isso não apenas aumentará o potencial de conversões por meio desse canal, mas também incentivará o crescimento de seus seguidores ao longo do tempo. O livestreaming pode capturar um momento específico, mas a estratégia em torno disso é de longo prazo.
Fonte: Reprodução: Pinterest

Quanto melhor sua estratégia for adaptada às necessidades de seu público, melhor será a resposta. Uma campanha de marketing de vídeo de sucesso, especialmente livestreaming baseada em mídia social, tem o potencial de ir além da sua rede, disse Mock LeBlanc.

“As pessoas estão muito engajadas com o vídeo”, disse ela. “As pessoas compartilham mais vídeos e procuram por eles com mais frequência. Se você puder criar um bom conteúdo, pode ser uma ferramenta muito eficaz.”

“No social, temos algo que a TV não tinha, que é o compartilhamento em tempo real”, acrescentou More. “As pessoas vão te dar feedback e compartilhar com seus amigos, e então você tem a capacidade de redirecionar essas pessoas com algo um pouco mais focado na oferta. Isso o torna real.”

Como todos os esforços de branding e marketing, a transmissão ao vivo deve ter como objetivo a formação de um vínculo emocional com o cliente potencial. Distribuir vídeos relacionáveis, informativos e divertidos em tempo real nos feeds de mídia social dos usuários é uma ótima maneira de fazer exatamente isso.

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Streaming_media