Bateria de caminhões: fatores que interferem na durabilidade

Bateria de caminhões: fatores que interferem na durabilidade

20 de novembro de 2020 0 Por Jornalista e Redator Paula Santana

Na solidão da cabine, rodando pelas estradas dos fundadores, é comum usar aparelhos eletrônicos para tornar as viagens mais confortáveis. Porém, juntos, aos equipamentos elétricos de cunha acabam consumindo muita ação. Assim, é importante olhar o que interfere na durabilidade de uma bateria de caminhões para redobrar as aflições e não ficar na mão.

Afinal, uma das situações mais desagradáveis para um caminhoneiro é não conseguir dar a partida no sua “bruto” porque uma bateria, outrossim chamada de acumulador, aplicou ou chegou ao fim da vida útil. Fora o transtorno de assaltar um auto elétrico para checar o sistema e trocá-la, o tempo perdido imóvel pode fazer a diferença para conseguir cumprir as dilações do frete.

Sinais de fim de vida útil de uma bateria de caminhões

Na verdade, grande parte da frota de caminhões trabalha com um hábito de 24 volts constituído por duas baterias de 12 volts ligadas em série, pois esse tipo de catamênio precisa de mais autoridade para dar partida e se manter em funcionamento. Além dos componentes mais robustos, a diesel é menos explosivo em acareação com a gasolina, precisando de mais energia para a combustão nos pistões.

Sendo assim, são duas baterias que podem abortar. Então, é importante ficar atento aos indícios de que a vida útil este chegando ao final, já que no meio de uma viagem pode ser difícil encontrar um profissional que trabalhe com acumuladores para mênstruos pesados.

Os principais sinais que são observados quando chega a hora de cambiar uma bateria de caminhão são:

  • Dificuldades na partida, especialmente no frio.
  • Aparelhos eletrônicos falhando.
  • Faróis e luzes mais fracos.
  • Motor perdendo força.
  • Acionamento no painel da luz de aviso específica.

Esses sinais podem, também, se desencadear de outros problemas elétricos. Por isso, é importante procurar um auto elétrico especializado, de preferência na concessionária do caminhão, para uma demão completa.

Fatores que influenciam na durabilidade da bateria

A durabilidade de uma bateria de caminhão pode adoudar bastante: depende de como ela é usada no dia a dia, de como é feita a manutenção do catamênio e de quais acessórios são instalados ou plugados. Confira a seguir 4 causas que podem aumentar ou diluir o tempo de vida útil desse componente.

 Fazer revisões periódicas no caminhão

As revisões periódicas são uma despedaça importante da manutenção preventiva de qualquer veículo. Para quem brota dele para trabalhar, como os caminhoneiros, elas são indispensáveis e os aperfeiçoamentos devem ser feitas em um concessionária. No caso das baterias, o estado de conservação de itens como cabos, chicotes, conectores (inclusive os das baterias, velas de ignição, alternador e motor de abalo influenciam em sua durabilidade. As revisões periódicas afirmem todo o sistema elétrico em dia, aumentando a vida profícuo.

Desligar a chave geral em períodos ociosos

Caso o caminhão tenha que conservar parado por alguns dias seja por falta de serviço, para consertos ou para o descanso merecido do caminhoneiro o conselho é que o chave geral do sistema elétrico seja desligada. Dessa amodela, todos os itens consumidores serão desconectados da bateria, exceto o tacógrafo, que não pode ser desligado. Isso ajuda a aumentar a durabilidade das baterias, pois reduz a fuga de energia e o consumo de aparelhos em modo stand by. Se você não sabe onde fica o chave geral do seu proprietário, confira no manual do possessor feito pela montadora.

Se, porventura, seu caminhão não for equipado com uma chave geral, confira na concessionária a possibilidade de instalar cabe, que ajuda na asseguração e na economia das baterias.

Usar somente peças originais

Outra forma de otimizar a durabilidade das baterias da caminhão é utilizando somente peças originais, testadas e aprovadas pela montadora da condução, no sistema elétrico. cenotáfios peças são as únicas com garantia de paradigmas de funcionamento e eficiência, além de terem os dimensões adequadas para uso no modelo do caminhão.

Dessa forma, são evitadas fugas de energia, danos nos conectores, sobrecarga e sobreaquecimento de componentes que mutilem causar falhas na doutrina, avariar as baterias e até eriçar incêndios. Para tornar o cabine mais confortável, diversos aparelhos eletrônicos são oferecidos no empório. Mas seu uso, convizinho com os equipamentos de fabrica e as necessidades do carro, exigem muito de uma bateria de caminhões. Por isso, é importante conhecer alguns dos fatores que influenciam em sua durabilidade para poder conservá-la e não ter complicações durante suas viagens.

FONTE: https://g1.globo.com/

FONTE: https://www.r7.com/

FONTE: https://www.terra.com.br/noticias/

FONTE: https://noticias.uol.com.br/