A diferença entre streaming e download de mídia

5 de fevereiro de 2021 0 Por Jornalista e Redator Paula Santana

Um método é melhor que o outro?

No mundo digital de hoje, ouvimos muito sobre streaming e download de filmes, músicas e outras mídias. Se você está confuso sobre a diferença entre streaming e download, você não está sozinho. Por exemplo, assistir a um vídeo do YouTube é considerado streaming ou download? Analisaremos as diferenças entre esses dois tipos de veiculação de conteúdo da Internet e ajudaremos você a compreender melhor sua mídia digital.

Fonte: Reprodução: Pinterest

O que é streaming?

Streaming é uma forma de assistir ou ouvir conteúdo sem precisar baixá-lo. Frequentemente, você ouvirá o termo “streaming” em relação a assistir a filmes e ouvir música na Internet.

O streaming é uma maneira rápida de acessar o conteúdo da Internet. O conteúdo é entregue ao seu dispositivo rapidamente, mas não é armazenado lá. O conteúdo de streaming pode “viver” na nuvem ou no computador ou servidor de outra pessoa. Por exemplo, se você estiver transmitindo um filme do Amazon Prime, pode assisti-lo em seu Roku, Smart TV ou outro dispositivo, mas ele reside nos servidores da Amazon. Quando você terminar de assistir, não haverá nenhuma cópia no seu dispositivo.

QUAIS SÃO ALGUNS EXEMPLOS DE CONTEÚDO DE STREAMING?

Sites e serviços populares que transmitem conteúdo incluem Netflix, Pandora, Hulu, YouTube, Spotify, Apple Music e muitos mais.

Por exemplo, quando você seleciona um vídeo no YouTube, está transmitindo esse vídeo do site e servidores do YouTube para seu próprio computador ou streamer de mídia. O streaming acontece em tempo real; o arquivo é entregue ao seu computador como água fluindo de uma torneira.

É importante transmitir conteúdo apenas de empresas confiáveis, seguras e legais.

O QUE VOCÊ PRECISA PARA FAZER STREAMING?

Você precisará de uma conexão rápida com a Internet para fazer streaming, especialmente se houver vários usuários em sua casa compartilhando a largura de banda. Vídeo de alta qualidade, como vídeo de alta definição com som digital surround, requer uma conexão mais rápida.

Muitos serviços de streaming permitem que você saiba as velocidades de internet recomendadas para visualização e audição ideais. A Netflix, por exemplo, recomenda entre 1,5 MBPS e 25 Mbps, dependendo da qualidade do vídeo.

Você também precisará de algo para assistir ao seu conteúdo de streaming. Pode ser o seu smartphone ou computador, ou pode ser uma Smart TV ou um dispositivo de streaming dedicado, como um Apple TV, dispositivo Roku ou dispositivo Amazon Fire TV. Depois de ter seu dispositivo configurado e conectado à Internet, baixe e entre em um aplicativo de streaming, como o Netflix, e comece a curtir seu conteúdo.

DESVANTAGENS PARA STREAMING

A tecnologia de streaming está se tornando muito sofisticada, mas você ainda pode encontrar algumas falhas. Se sua conexão com a Internet for irregular ou cair, seu filme ou música ficará instável ou mesmo incapaz de reproduzir.

O problema mais comum com streaming é o armazenamento em buffer. Um buffer é como uma música ou armazenamento temporário de memória de um filme, contendo o conteúdo que você verá a seguir. Isso contribui para uma experiência de visualização suave. Mas uma conexão de Internet lenta ou irregular não será capaz de preencher esse buffer com rapidez suficiente, então seu conteúdo de mídia pode congelar por alguns momentos enquanto luta para alcançar o tempo real.

Quando você está transmitindo, fatores como a quantidade de tráfego no site de origem podem afetar a qualidade de sua experiência de visualização. Por exemplo, se houver muitas pessoas assistindo a um vídeo ao mesmo tempo e a conexão do servidor for lenta, seu vídeo pode ser de baixa qualidade.

O que está baixando?

Ao contrário do streaming, quando você baixa mídia, você a salva em seu computador, tablet, smartphone ou outro dispositivo. Você está retirando uma cópia do conteúdo digital da Internet ou de um site específico para residir em seu dispositivo. Depois de baixar um arquivo, reproduza-o novamente quando quiser.

QUAIS SÃO ALGUNS EXEMPLOS DE CONTEÚDO BAIXADO?

O download é fácil e existem vastas bibliotecas de conteúdo disponíveis. Por exemplo, baixe livros de sites como a Amazon ou baixe filmes de serviços de assinatura ou sites de domínio público. Baixe o software para o seu computador, smartphone ou tablet para usar no trabalho ou em casa.

Baixe o conteúdo para o seu telefone ou outro dispositivo móvel para desfrutar enquanto estiver em movimento. Isso é ótimo para longas viagens de avião em que você não tem acesso à Internet e não pode transmitir entretenimento.

O QUE VOCÊ PRECISA PARA FAZER O DOWNLOAD?

Para fazer download, você precisa de um dispositivo com conexão à Internet e uma fonte. Por exemplo, se você deseja baixar uma música do Apple Music, acesse-a de seu dispositivo conectado à Internet, selecione uma música e baixe-a. Esse conteúdo está disponível off-line para você sempre que quiser.

Depois de baixar um arquivo, copie ou mova-o para outro dispositivo. Com a sincronização, muitos tipos de arquivos estarão disponíveis em vários dispositivos e você não precisará copiá-los. Por exemplo, baixe um filme do Amazon Prime Video em seu computador e assista-o em seu tablet.

Fonte: Reprodução: Pinterest

DESVANTAGENS DE BAIXAR

A principal desvantagem do download é a preocupação de que um vírus ou outro malware esteja invadindo seu dispositivo. Esta é uma preocupação especial com o download de software. Certifique-se de fazer download apenas de sites confiáveis ​​e mantenha a proteção antivírus atualizada em seus dispositivos.

Baixar conteúdo de mídia, como filmes, música ou livros, geralmente é rápido, mas às vezes pode demorar um pouco para baixar. Normalmente, você terá que esperar até que o download seja concluído antes de poder assistir a mídia.

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Streaming_media