Partes de um sistema de embreagem de carro e como elas funcionam
24 de maio de 2023À medida que você acelera em seu carro, um sistema de embreagem é acionado para transferir potência entre o virabrequim do motor e a transmissão. Se a força estivesse se fortalecendo consistentemente para a transmissão, suas rodas sempre estariam impulsionando o carro para frente. Você precisa de um componente para permitir que a potência do motor se desconecte do restante do trem de força, permitindo que você mantenha o controle da velocidade do veículo.
Uma embreagem é um disco de metal com material de fricção ligado a ele, muito parecido com as pastilhas de freio. Quando uma embreagem não tem pressão contra ela, ela gira livremente. Mas quando a pressão é aplicada a uma embreagem, ela engata contra outra parte, de modo que elas giram na mesma velocidade. Essa é a premissa básica de como a embalagem de um carro funciona.
Embora você possa encontrar embreagens em outros lugares, elas sempre estão localizadas em uma transmissão. Para uma embreagem de transmissão manual, ela é posicionada entre o virabrequim do motor e a carcaça da transmissão em um eixo de entrada, dentro da carcaça da campânula. Em uma transmissão automática, uma série de embreagens está localizada dentro do conjunto da transmissão.
Embora durem muito tempo em uso normal, pois embreagens são componentes vestíveis e podem eventualmente precisar ser substituídos. Felizmente, você pode obter um novo kit de embalagem e todas as outras peças de entrega entregues diretamente à sua porta.
Qual a diferença entre transmissão manual e automática?
Quer você tenha uma transmissão automática ou uma caixa de câmbio manual, as embreagens servem ao mesmo propósito: dar a você o controle do seu carro para acelerar, desacelerar e parar. Se uma embreagem não estivesse presente, seu motor morreria sempre que você parasse!
Existem algumas diferenças importantes entre uma transmissão manual e automática:
- Há apenas um grande disco de embreagem em uma transmissão manual, onde as automáticas têm uma série de embreagens menores.
- O disco de embreagem permanece seco em um sistema manual onde as embreagens são banhadas em óleo em um automático.
- Um pedal de embreagem engata ou disco de embreagem em um manual, enquanto o conversor de torque em uma transmissão automática é o que faz com que as embreagens sejam engatadas.
As embreagens em uma transmissão automática são reparadas durante uma reforma, mas uma embreagem em uma transmissão manual é substituída como um item de manutenção. Vamos dar uma inspiração nas principais partes do sistema de contratação de uma transmissão manual e como elas funcionam.
Partes principais da contratação e suas funções
Embora existam muitas peças relacionadas, essas oito partes são os principais participantes de um sistema de embreagem em uma transmissão manual. Quer saber mais sobre bateria de carro? Acesse https://fortebaterias.com.
Disco de embalagem
A finalidade do sistema gira em torno de um componente, o disco de embreagem . Um grande disco redondo normalmente com mais de 30 cm de diâmetro, ele desliza no eixo de entrada da transmissão. Em ambas as superfícies planas há material de fricção ligado que é comumente semimetálico como pastilhas de freio. Quando o pedal da embreagem é sustentado, ele gira livremente e não há transferência de potência entre a transmissão e o motor. Quando o pedal da embreagem é liberado, ele é comprimido entre o volante e a placa de pressão da embreagem para combinar a rotação da transmissão com a rotação do motor.
Na maioria das vezes, os discos de embreagem são ‘suspensos’. Isso significa que eles têm um amortecedor de torção acoplado com molas que absorvem muitas das vibrações do trem de força, tornando sua direção mais agradável.
Placa de pressão da embalagem
A placa de pressão da embreagem está no lado oposto ao disco da embreagem do motor. Seu objetivo é liberar a pressão da bolsa quando o pedal está sofrido. Os dedos de metal no meio são, na verdade, molas que, quando pressionadas juntas, alavancam um disco de pressão para longe do material de fricção.
Volante
O volante é aparafusado firmemente a um flange na parte traseira do virabrequim do motor. É uma chapa de aço pesado que desempenha algumas funções. Primeiro, é uma massa ponderada que minimiza a vibração equilibrando a rotação do motor. Além disso, o volante suaviza as rotações do motor para cima e para baixo para tornar o engate da embreagem menos irregular. Seu principal objetivo é trabalhar o material de fricção no disco da embreagem, deixando a transmissão transmitir a potência produzida pelo motor.
Você também verá dentes de puxar na borda do volante. Isso é para a marcha de partida engatar, girando o motor para ligar o carro.
Liberar garfo/liberar rolamento
A placa de pressão está girando na mesma taxa de rotação do motor, e uma parte estacionária precisa engatá-la para liberar a pressão da embreagem quando necessário. Esse é o trabalho atribuído a um garfo de liberação e rolamento de liberação . Quando o pedal da embreagem está protegido, ele estende uma pressa na transmissão para o garfo de liberação. Por sua vez, o garfo usa o movimento da alavanca para pressionado em direção aos dedos da placa de pressão da bolsa. Um rolamento de saída na extremidade do garfo da embalagem permite que o garfo não rotativo libere a pressão, desengatando a embalagem.
Cilindro escravo
O cilindro escravo da embreagem tem um propósito único. Quando ativado, uma haste se estende do cilindro escravo para pressionado contra o garfo de liberação. Normalmente, o cilindro escravo é operado hidraulicamente, embora em alguns casos também possa ser operado por cabo.
Cilindro mestre
Em sistemas de embreagem que usam pressão hidráulica, um cilindro mestre é uma parte crucial. Ele é montado no firewall de um carro diretamente oposto ao pedal da embreagem. Quando o pedal é sofrido, um deslocamento no cilindro mestre comprime o fluido na linha hidráulica em direção ao cilindro escravo. Essa pressão do fluido ativa o cilindro escravo e assim por diante. Quando o pedal é liberado, o fluido retorna ao cilindro mestre e o disco da embreagem é reengatado.
Pedal da embreagem
De dentro do seu carro, o único componente da embreagem que você pode reconhecer visualmente é o pedal da embreagem . Ele aproveita a energia do seu pé controlado-o para mover o fluxo no cilindro mestre. Uma mola pesada no pedal da embreagem é usada para retorná-lo ao topo de seu curso quando você levanta o pé.
Rolamento piloto
Embora não seja exatamente uma peça da embalagem, o rolamento piloto está incluído porque deve ser substituído ao trocar a embalagem. É um pequeno rolamento de esferas ou rolamento de agulhas que se encaixa perfeitamente na extremidade do virabrequim. O eixo de entrada da transmissão se encaixa no centro do rolamento piloto, centralizando a transmissão e a embreagem e estabilizando a transmissão com o motor.
Então, para recapitular como todas as peças da embreagem funcionam juntas:
- O pedal da embreagem é protegido pelo pé do motorista.
- Um cilindro mestre força o fluido através de uma linha hidráulica em direção ao cilindro escravo.
- Uma haste no cilindro escravo se estende devido à pressão hidráulica, girando o garfo de saída.
- O garfo de liberação aperta o mancal de liberação contra as molas da placa de pressão.
- A pressão é aliviada do disco de pressão, deixando o disco de embreagem mover-se livremente entre o disco de pressão e o volante.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Embraiagem