Café da Manhã e sua Importância

Café da Manhã e sua Importância

16 de julho de 2020 0 Por eduardo

O café da manhã é frequentemente chamado de “a refeição mais importante do dia” e por boas razões. Como o nome sugere, o café da manhã interrompe o período de jejum noturno. Ele reabastece seu suprimento de glicose para aumentar seus níveis de energia e atenção, além de fornecer outros nutrientes essenciais necessários para uma boa saúde.cesta de cafe da manha

Muitos estudos demonstraram os benefícios de saúde do café da manhã. Melhora os níveis de energia e a capacidade de concentração a curto prazo e pode ajudar no melhor controle de peso, risco reduzido de diabetes tipo 2 e doenças cardíacas a longo prazo.

Apesar dos benefícios do café da manhã para sua saúde e bem-estar, muitas pessoas o ignoram, por várias razões. A boa notícia é que existem várias maneiras de facilitar o café da manhã no seu dia.

Por que o café da manhã é tão importante

Quando você acorda do sono durante a noite, pode não ter comido por até 10 horas. O café da manhã reabastece as reservas de energia e nutrientes em seu corpo.

Energia

A fonte de energia do corpo é glicose. A glicose é decomposta e absorvida pelos carboidratos que você come. O corpo armazena a maior parte de sua energia como gordura. Mas seu corpo também armazena um pouco de glicose como glicogênio, a maior parte no fígado, com quantidades menores nos músculos. 

Durante os períodos de jejum (sem comer), como durante a noite, o fígado decompõe o glicogênio e o libera na corrente sanguínea como glicose para manter os níveis de açúcar no sangue estáveis. Isso é especialmente importante para o seu cérebro, que depende quase inteiramente da glicose para obter energia.

De manhã, depois de ficar sem comida por 12 horas, as reservas de glicogênio ficam baixas. Uma vez que toda a energia de suas reservas de glicogênio é consumida, seu corpo começa a quebrar os ácidos graxos para produzir a energia necessária. Mas sem carboidratos, os ácidos graxos são apenas parcialmente oxidados, o que pode reduzir seus níveis de energia.

Tomar café da manhã aumenta seus níveis de energia e restaura seus níveis de glicogênio, prontos para manter seu metabolismo ativo durante o dia.

Ignorar o café da manhã pode parecer uma boa maneira de reduzir a ingestão total de energia. Mas pesquisas mostram que, mesmo com uma maior ingestão de energia, os que tomam café da manhã tendem a ser mais ativos fisicamente pela manhã do que aqueles que não comem até mais tarde.

Vitaminas, minerais e nutrientes essenciais

Os alimentos do café da manhã são ricos em nutrientes essenciais, como folato, cálcio , ferro, vitaminas do complexo B e fibras. O café da manhã fornece grande parte da ingestão total de nutrientes do seu dia. De fato, as pessoas que tomam café da manhã têm mais probabilidade de atender às doses diárias recomendadas de vitaminas e minerais do que as que não tomam. 

Vitaminas, minerais e outros nutrientes essenciais só podem ser obtidos com os alimentos, portanto, mesmo que seu corpo consiga encontrar energia suficiente para chegar à próxima refeição, você ainda precisará aumentar os níveis de vitaminas e minerais para manter a saúde e a vitalidade.

O café da manhã ajuda a controlar seu peso

Pessoas que tomam café da manhã regularmente têm menos probabilidade de estar acima do peso ou obesas. Pesquisas estão em andamento sobre por que esse é o caso. Pensa-se que tomar café da manhã pode ajudá-lo a controlar seu peso porque:

  • evita grandes flutuações nos níveis de glicose no sangue, ajudando a controlar o apetite
  • o café da manhã o enche antes que você fique com muita fome, então é menos provável que você pegue apenas os alimentos que estão por perto quando a fome realmente atingir (por exemplo, alimentos com alto teor de energia e alto teor de gordura, com adição de açúcar ou sal).

Café da manhã aumenta inteligência

Se você não tomar café da manhã, poderá sentir-se um pouco lento e com dificuldade para se concentrar nas coisas. Isso ocorre porque seu cérebro não recebeu a energia (glicose) necessária para prosseguir. Estudos sugerem que não tomar café da manhã afeta seu desempenho mental, incluindo sua atenção, capacidade de concentração e memória. Isso pode fazer com que algumas tarefas pareçam mais difíceis do que normalmente.

Crianças e adolescentes que tomam café da manhã regularmente também tendem a ter um melhor desempenho acadêmico em comparação com aqueles que pulam o café da manhã. Eles também sentem um maior nível de conexão com professores e outros adultos em sua escola, o que leva a mais resultados positivos em saúde e acadêmicos.

Um café da manhã saudável pode reduzir o risco de doença

Comparado com pessoas que não tomam café da manhã, aqueles que tomam café da manhã regularmente tendem a ter um risco menor de obesidade e diabetes tipo 2. Há também algumas evidências de que pessoas que não tomam café da manhã podem estar em maior risco de doença cardiovascular.

Breakfast served with coffee, orange juice, egg, rolls and honey. Balanced diet.

O café da manhã ajuda você a fazer melhores escolhas alimentares

As pessoas que tomam café da manhã geralmente têm dietas mais saudáveis ​​em geral, têm melhores hábitos alimentares e são menos propensas a ter fome de lanches durante o dia do que as pessoas que pulam o café da manhã. As crianças que tomam um café da manhã inadequado são mais propensas a fazer más escolhas alimentares, não apenas pelo resto do dia, mas também a longo prazo.

As pessoas que pulam o café da manhã tendem a mordiscar lanches durante o meio da manhã ou a tarde. Isso pode ser um problema se esses lanches forem baixos em fibras, vitaminas e minerais, mas ricos em gordura e sal. Sem a energia extra que o café da manhã pode oferecer, algumas pessoas se sentem letárgicas e recorrem a alimentos e bebidas de alta energia para obtê-los durante o dia. 

Se você pular o café da manhã, experimente um lanche nutritivo, como frutas frescas, iogurte, palitos de vegetais e hommus, ou um sanduíche de farinha de trigo integral para ajudá-lo nessa fome no meio da manhã.