Yoga Para Iniciantes

Yoga Para Iniciantes

12 de maio de 2020 0 Por eduardo

O que é Yoga?

O yoga é uma vasta coleção de técnicas e práticas espirituais
destinadas a integrar mente, corpo e espírito para alcançar um estado de iluminação ou unidade com o universo. O que normalmente é considerado como “yoga” no Ocidente é realmente o Hatha Yoga , um dos muitos caminhos do yoga. Os diferentes caminhos do yoga enfatizam diferentes abordagens e técnicas, mas acabam levando ao mesmo objetivo de unificação e iluminação. 

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O Hatha Yoga atinge a união da mente-corpo-espírito através da prática de asanas (posturas de yoga) , pranayama (respiração de yoga) , mudra (gestos corporais) e shatkarma (limpeza interna). Essas práticas físicas são usadas para purificar o corpo e cultivar o prana (energia da força da vida) . O Hatha Yoga moderno não enfatiza muitas dessas práticas esotéricas e, em vez disso, se concentra mais nas posturas físicas do yoga.

Independentemente de quais são seus objetivos ou intenções para iniciar uma prática de ioga, apenas a postura da ioga é uma forma fantástica de exercício físico e mental.

Yoga é ideal para você?

O yoga não é de forma alguma exclusivo – ser capaz de praticar yoga não importa quantos anos você tem, quanto pesa, o que faz para viver, onde vive ou que religião pratica. Yoga é acessível para praticamente todos.

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Se você tiver uma condição médica ou uma lesão recente, pode ser desafiador ou perigoso fazer certos tipos de ioga, poses específicas ou técnicas de respiração. Geralmente, existem alternativas ou modificações que podem permitir que você pratique com segurança, e muitas reclamações comuns têm remédios específicos para terapia de ioga . Se você está se recuperando de uma lesão ou está com problemas de saúde, recomendamos consultar um médico ou outro profissional de saúde qualificado antes de iniciar uma prática de ioga.

Enquanto você sentir alguma intensidade na barriga dos músculos enquanto estiver em uma pose de ioga, nunca deverá sentir dor, especialmente nas articulações. Uma dor aguda ou intensa é o sinal do seu corpo para pedir para você parar, recuar e ter calma.

Se você estiver fora de forma ou extremamente inflexível, recomendamos que você comece com uma prática suave até que você tenha força e flexibilidade para seqüências mais desafiadoras. É sempre melhor errar por precaução e segurança e abordar a ioga lenta e cuidadosamente.

A melhor maneira de saber se o yoga é para você é experimentá-lo!

Como praticar Yoga

O yoga geralmente é realizado com os pés descalços em um tapete de ioga pegajoso, com adereços de ioga opcionais. Os movimentos e poses de ioga requerem roupas que possam se esticar e se mover livremente com seu corpo. Você pode comprar roupas projetadas especificamente para a prática de ioga, mas provavelmente pode montar uma roupa confortável em seu guarda-roupa para começar.

As aulas de ioga podem usar adereços adicionais, sendo os mais comuns tiras, blocos, cobertores e travesseiros. Você não precisa comprá-los imediatamente, pois pode substituí-los facilmente por lenços ou gravatas, uma pilha de livros e travesseiros. Se você fizer aulas em um estúdio de ioga, elas fornecerão tudo o que você precisa.

Sua primeira prática de Yoga

Recomendamos que você comece com uma sessão de ioga curta e direta e se desenvolva lentamente a partir daí. Depois de se sentir confortável com algumas poses básicas de yoga para iniciantes, você pode incorporá-las em uma sequência e continuar a adicionar poses mais desafiadoras. Certifique-se de aprender e seguir os componentes essenciais de uma prática de yoga : respiração, meditação, intenção, asanas, e relaxamento.

Quantas vezes devo fazer ioga?

Se você pode praticar ioga 3 ou mais vezes por semana, verá melhorias significativas em sua flexibilidade, amplitude de movimento, força, equilíbrio, paz interior e bem-estar geral. Idealmente, recomendamos sessões mais curtas e frequentes, com duração de 20 a 45 minutos e um total de 3-4 horas, distribuídas por vários dias. Praticar yoga com menos do que esse valor ainda será benéfico, mas você verá melhorias menores por um longo período de tempo. Como a maioria das coisas, quanto mais tempo você dedicar, mais benefícios você receberá.

Os benefícios de praticar Yoga

Os benefícios do yoga são quase infinitos! Praticar ioga ajuda a construir virtudes saudáveis ​​e bons valores, como disciplina, honestidade, devoção, auto-indagação, atenção plena e desapego. O Yoga permite que você faça escolhas conscientes para viver uma vida mais saudável e gratificante. O Yoga também ajuda a:
• Melhorar e manter a saúde dos músculos, articulações e órgãos
• Melhorar a flexibilidade, força, resistência, mobilidade, amplitude de movimento e equilíbrio
• Manter sua mente saudável e forte
• Reduzir o estresse e promover o relaxamento
• Obter um melhor noite de sono
• Melhore o sistema imunológico
• Evite doenças como diabetes, doenças cardíacas e distúrbios auto-imunes
• Ajude a curar dores comuns comodor nas costas
• Aumentar a felicidade e o bem-estar e reduzir a depressão

Como melhorar após iniciar

Paciência, comprometimento, repetição e consistência são as chaves para o desenvolvimento e o progresso na prática do yoga. Depois de encontrar um estúdio de estilo, professor e ioga que funcione para você, tente estas dicas:
• Comprometa-se com uma programação regular de aulas de ioga ou prática em casa
• Aumente a duração da sua prática de ioga e o número de dias por semana que você pratica
• Participe de workshops de ioga que se concentram em aspectos específicos da prática de ioga em mais detalhes
• Registre os efeitos de uma prática consistente de ioga em seu corpo, mente e coração
• Leia e estude para aprender mais sobre ioga
• Encontre fontes de inspiração
• Faça amigos de ioga e envolva-se na comunidade de iogues
• Adote um estilo de vida iogue