Make Up Your Styles

por Dani Zaccai

Como Andar de Metro em Nova York?

From NYC

O post de hoje tem o intuito de ajudar todo mundo a andar de metro em Nova York. O metro da cidade chega em praticamente todos os pontos da cidade, e até em outros Boroughs. Para começar, vamos entender como funciona NY: são 5 Boroughs, tipo “distritos”. É difícil explicar porque não existe este conceito no Brasil, mas no mapa fica mais fácil de entender.

5 boroughs map

A primeira coisa que você vai precisar é de um MetroCard, o cartão para passar no metro e nos ônibus da cidade (atenção, nem todos os ônibus aceitam este cartão, apenas os que começam com M – que são os locais –  e custam U$2,50). Na chegada da estação você vai encontrar estas maquininhas que fazem na hora seu MetroCard – eu explico abaixo (clicando na foto, ela aumenta!).

como-fazer-metrocard

Existem algumas opções de MetroCard. Dependendo da quantidade de dias que você vai ficar por aqui, o ideal é comprar “Tempo” ao invés de “Valor”. Quando você clica em Add Time, você escolhe se quer carregar uma semana (U$30) ou um mês (U$112). Se você quiser usar duas semanas, terá que carregar uma vez para uma semana, e, quando acabar, carregar mais uma semana – não dá para carregar duas de uma vez. Lembrando que cada viagem é U$2,50 e te dá direito a uma troca para ônibus em um período de tempo (acho que duas horas). Como turista passeia muito de um lado para o outro, imagino que comprar “Tempo” seja a melhor opção.

 

Com o Metrocard nas mãos, é hora de ver para que lado ir. A maioria das linhas cruzam manhattan de Norte a Sul, cada uma em uma altura da ilha (em diferentes avenidas). As linhas N,R e Q fazem uma curva e mudam para a direção Leste/Oeste. Além desta linha, a L e a 7 cortam a ilha no sentido Leste/Oeste. As linhas B,D,F e M fazem um U, saindo do Brooklyn e acabando no Queens, passando por Manhattan.

metros-ny-linhas

Geralmente, quando a linha é Norte/Sul, os sentidos são: Uptown ou Downtown. A maioria delas acaba em outro Borough, então fica, por exemplo: Uptown & Queens (linhas 1, 2, 3, F, M, N, R e Q) ou Uptown & The Bronx (4, 5, 6, B e D). Isso quer dizer que, do ponto em que você está, você quer subir para um ponto mais alto da ilha, ou ir para outro Borough (Queens ou The Bronx). Descendo, a mentalidade é a mesma: Downtown & Brooklyn (2, 3, 4, 5, A, C, N, R, Q)

Exemplo: você está na 23rd Street, e quer ir para a 49th Street, você pega a linha N ou R, sentido Uptown & Queens (você está subindo, da 23 para 49). Se quiser ir pro Queens, o pensamento é o mesmo. Para voltar para a 23rd Street, é só pegar as mesmas linhas, sentido Downtown & Brooklyn.

exemplo

As linhas L e 7 possuem sentidos diferentes. Como elas cruzam de leste a oeste, a L por exemplo tem sentido 8th Av (que é onde ela acaba na ilha) e Brooklyn. A 7 tem sentido 42nd St-Times Square e Queens.

Ah, e entre a Times Square (lado West, altura da 8th Av) e a Grand Central (Lado East, altura da Madison Avenue), facilitando quem precisa ir de Leste a Oeste.

O metro de NY tem algumas pegadinhas. Uma delas é que, apesar de estarem na mesma plataforma, as linhas não vão para o mesmo lugar. Por exemplo: as linhas A, C e E andam juntas até certo ponto, mas a E não chega ao Brooklyn, enquanto a A e C chegam, cada uma em um ponto do Borough.

fim-da-linha

Das linhas que “andam juntas”, sempre tem local e expressa – enquanto a local pára em todas as estações, a expressa pára em apenas as pre-determinadas. Fiquem atentos, porque se vocês forem descer em uma que a expressa pára, vale a pena pegar ela porque é mais rápido.

local-express

Na rua, antes de entrar na estação, repare se embaixo dos números/letras coloridos da linha, está escrito o sentido (Uptown ou Downtown). Se tiver escrito, significa que aquela entrada só dá acesso a plataforma daquele sentido, não tem como mudar de sentido por dentro. Se errou, tem que sair, subir pra rua, e entrar novamente na entrada certa – e seu Metrocard não vai passar de novo se você comprou Tempo, porque ele sabe que você usou faz pouco tempo o cartão, e vai aparecer a mensagem “Just Used” no leitor. Se isso acontecer, vá até o guichê com um atendente e explique a situação, assim ele deixa você entrar pela saída de emergência.

sentido-metro

Aqui existem várias “Sés” – aquelas grandes estações onde diversas linhas se encontram, o que facilita bastante o trajeto. Temos a Union Square (4, 5, 6, N, R, Q, L), Times Square (1, 2, 3, 7, A, C, E, N, R, Q, S), Grand Central (4, 5, 6, 7, S).

 

Ufa! O post ficou grande, mas é porque todas estas dicas vão ajudar bastante. Outra dica é baixar dois aplicativos, que te ajudam na viagem: o Citymapper, que é tipo um google maps, mas com várias opções de rotas – inclusive ele te dá opções a pé, todas as rotas possíveis de transporte público (inclusive de ônibus), e de taxi. Todos com estimativa de tempo de chegada e o taxi com estimativa de valor. A dica é sempre salvar a rota que você escolher, assim consegue vê-la mesmo quando sem sinal (no metro, e/ou para quem só vai ter internet no wi-fi). Única coisa chata é que ele só salva uma rota de cada vez.

citymapper

O segundo é o Subway Map de Nova York. Ele não é interativo, é só um mapa mesmo do metro, mas ajuda quando você estiver sem sinal, para dar uma direção.



Comentários

O Make Up Your Styles usa o sistema Disqus para os comentários do blog. Para participar, você deve criar uma conta ou fazer o login via redes sociais, clicando aqui.