Make Up Your Styles

por Dani Zaccai

Exposição Helena Rubinstein: Beauty is Power no Jewish Museum de NYC

From NYC

Está acontecendo uma exposição com o acervo pessoal Helena Rubinstein, onde é possível conhecer mais sobre a história desta grande mulher que influenciou tanto o mundo da beleza, no Jewish Museum de Nova York. Helena, que era judia, nasceu na Polônia em 1872 e construiu uma carreira de sucesso, contrariando todas as expectativas que se tinha de uma mulher na época. O Daniel chegou a dizer que ela foi o Steve Jobs da Beleza.

helena-rubinstein-jewish-museum
A exposição, nomeada de “Helena Rubinstein: Beauty Is Power” (Tradução: Beleza é Poder), conta com o acervo pessoal de arte dela, algumas jóias (como o famoso anel que ela usava com suas iniciais em Ruby), algumas peças de roupas de seu chiquérrimo guarda roupa (entre eles, um conjunto da House of Balenciaga de 1957), uma sequência de retratos dela pintados por Picasso, que Helena nunca chegou a ver, um espelho MARAVILHOSO chamado Venetian Rococo, além de produtos da época de lançamento da marca, que falo mais detalhadamente abaixo.

helena-rubinstein-acervoA primeira aparição de produtos de beleza da exposição é do pote de creme Valaze (do húngaro, que significa Resposta), vendido inicialmente na Austrália, e primeiro grande sucesso da marca dela. Outra coisa que fiquei sabendo lá na exposição é que foi ela quem desenvolveu o pincel que usamos hoje de máscara para cílios, chamado Mascara Mastic – antes disso, era uma escovinha que fazia muita meleca (tentei encontrar foto, mas não achei!). Finalmente, mostram também alguns outros produtos, e ressalta que foi Helena a pioneira do desenvolvimento de maquiagem a prova d’àgua.
helena-rubinstein-cosmeticos
Na última sala da exposição passa um vídeo de duração de uns 8 minutos, que vale muito a pena – mostra como eram as aulas de beleza nos Beauty Salons dela, os procedimentos da época, algumas propagandas (entre elas, a do revolucionário pincel da máscara de cílios Mascara Mastic), e uma entrevista com Helena, já mais senhora. O Jewish Museum disponibiliza um guia de áudio muito legal, que você pode pagar U$5 e pegar na hora, ou então baixar grátis o aplicativo com todas as informações.

A exposição é incrível e vale MUITO a visita. Ah, e tem uma loja que é imperdível, lá dentro do museu, cheia de artigos judaicos, com castiçais maravilhosos, objetos de decoração, e muitas outras coisas…

jewish-museum-produtos

….além de produtos da exposição Beauty is Power, como caneca, bolsa, livro sobre a história dela e mais alguns outros sobre a história da beleza, espelhos, etc., que mostro abaixo!

helena-rubinstein-produtos

Duração: até 22 de Março de 2015.
Valor: U$15 o ingresso para adultos, e vale para todo o museu (que possui algumas exposições permanentes e outras temporárias, como a de Helena Rubinstein).
Endereço: 1109 5th Avenue (esquina com a 92nd Street) – no primeiro andar.
Como Chegar: Descer na estação 96 St das linhas 4,5 ou 6, ou de ônibus pelas linhas M1, M2, M3 e M4.

Para quem se interessou pela exposição, mas não poderá vir a NYC a tempo, o livro “A mulher que inventou a Beleza” com a história de vida dela está disponível na maioria das livrarias, a partir de R$27,81 – vale a leitura.

* As fotos que aparecem da exposição neste post foram retiradas do aplicativo do Jewish Museum, já que não é permitido fotografar a exposição.



Comentários

O Make Up Your Styles usa o sistema Disqus para os comentários do blog. Para participar, você deve criar uma conta ou fazer o login via redes sociais, clicando aqui.