Make Up Your Styles

por Dani Zaccai

Guia de Viagens: Recife – Passeios Imperdiveis

Guia de Viagens

Depois de conhecer a capital cearense (você pode rever os posts aqui), é a vez de contar um pouco para vocês sobre a capital pernambucana: Recife. Eu fui com a minha mãe, e  ficamos na casa de amigos da minha família, então não saberei dar dicas de hotel. Fiquei por lá cinco dias, mas conheci poucos pontos turísticos – tive a impressão que não havia muito o que conhecer por lá.

O passeio mais legal que eu fiz foi com a Martur, que nos pegou na porta de um hotel (coladinho com a casa que ficamos!), e seguiu em direção à Recife Antigo e Olinda. Chamado City Tour Recife e Olinda, custa R$ 40 por pessoa (saindo de Boa Viagem, se sair de Porto de Galinhas é R$50 por pessoa), e acompanha um guia durante todo o passeio.  A primeira parada é no Marco Zero de Recife Antigo, local em que Recife nasceu e hoje serve como ponto inicial das estradas de Pernambuco. É uma praça legal, aberta, beirada por um rio correndo do lado. Do outro lado do rio está o Parque das Esculturas de Brennand em frente.

Seguimos a pé para o centro de Recife Antigo, onde está situada a Casa dos Bonecos Gigantes, e a primeira Sinagoga das Américas. A parada oficial do tour é a Casa dos Bonecos Gigantes, mas eu e minha mãe pedimos para entrar na Sinagoga Kahal Zur Israel, que representa um dos marcos mais importantes da presença judaica no Brasil-colônia. Ela está localizada na atual Rua do Bom Jesus, chamada antigamente de Rua dos Judeus, e representou (de 1636 a 1654) a primeira sinagoga oficial dos judeus que habitaram as Américas.

De lá, seguimos para a Casa da Cultura,antigo presídio da região, desativado em 1973. Devido à sua arquitetura em estilo neoclássico – o presídio foi construído usando o princípio do pan-óptico, ficando as celas dispostas em alas que podiam ser vigiadas facilmente a partir de uma sala central – transformou-se na atual Casa de Cultura de Pernambuco, onde funciona um centro de artesanato regional.

Em seguida, paramos para almoçar e seguimos para nossa última parada do City Tour: Olinda, antiga capital de Pernambuco. Lá, o que tem de bom mesmo é a vista. Não deixe de subir no elevador panorâmico da Cidade Alta. O elevador fica no ponto mais alto de Olinda. Por causa dele, o antigo prédio da caixa d’água que ainda abastece a cidade, ganhou uma nova função: se transformou em um mirante privilegiado, há 20 metros de altura. Abaixo, fotos feitas lá no mirante.

Por lá também está a Catedral Alto da Sé, e uma feira de artesanato e comidas típicas logo em frente. Em uma caminhada rápida, você conhece o centro de Olinda e tudo o que ela oferece. O passeio sai por volta das 9hrs, e chega as 16hrs.

O guia que foi conosco é uma graça, super simpático, atencioso e entende muuuito. Ele chama Jairo Junior (o júúúniô), e vocês podem pedir por ele lá na Martur, ou então entrar em contato direto com ele, pelo telefone (81) 8405-9081 ou pelo email junyorecife@hotmail.com .

***

Outro dia, fomos dar umas volas pelas praias próximas, de carro com o pessoal que estavamos por lá. Fomos primeiro para Carneiros, que é uma praia muito bonita, e bem deserta. Vocês sabem que eu não sou fã de praia, então apenas demos uma andada na praia e apreciamos a vista.

Na volta, passamos por Porto de Galinhas, mas não fiz nenhum passeio turístico por lá (não andei de jangada, não peguei caranguejo na mão, não vi o mapa do Brasil!), apenas demos uma voltinha na praia e depois no centro, onde você encontra galinhas para todos os lados.


Acho que é isso! Em breve sai um post com as lojas que devem ser visitadas por lá, e o barzinho mais legal da cidade. Aguardem! 😉



Comentários

O Make Up Your Styles usa o sistema Disqus para os comentários do blog. Para participar, você deve criar uma conta ou fazer o login via redes sociais, clicando aqui.